fbpx
Pular para o conteúdo

60 anos da ditadura: Conheça a história de Aristides Salgado

Image

Já na madrugada de 31 de março para primeiro de abril de 1964, horas depois dos militares tomarem o poder, a Universidade Federal de Minas Gerais foi palco de um dos primeiros atos de repressão. Campus tomado pelas forças policiais, professores e alunos presos. Entre eles o estudante de arquitetura e urbanismo Aristides Salgado.


Aristides Salgado dos Santos nasceu em Divinópolis, em 17 de janeiro de 1938. Filho de pais ferroviários, estudou na cidade até concluir o período ginasial. Com aproximadamente 18 anos, mudou-se para Belo Horizonte, onde fez o antigo curso científico e faculdade. Na capital participou de movimentos como a Juventude Operária Católica (juc) e a Ação Popular.


As contribuições de Aristides para Divinópolis transcendem a política e podem ser vistas na arquitetura e no desenvolvimento urbano da cidade. A praça Benedito Valadares, ou Praça do Santuário , é um projeto desenvolvido por ele a pedido do então prefeito Fábio Botelho Notini, e inaugurada na gestão de Walchir Rezende. O local também pode ser considerado palco de resistência durante a ditadura.


Aristides foi prefeito de Divinópolis de 1983 a 1989 e de 1993 a 1996. No seu mandato, foi implantada a polícia militar feminina da cidade. Recebeu a medalha da inconfidência em 21 de abril de 1995, maior honraria do governo de minas gerais. Também foi eleito vereador mais votado em 2004, com 2507 votos
Simão Salomé


Preso junto com Aristides, em 1968, Simão Salomé de oliveira nasceu no município de cláudio, em 1916, advogado, foi professor de direito na fadom, foi gerente da caixa econômica federal e diretor do antigo ginásio industrial estadual, hoje escola estadual engenheiro pedro magalhães. Desempenhou um importante papel no cenário político local e é um dos nomes lembrados da cidade pela resistência a ditadura.