fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Trabalhador paraguaio é resgatado em fábrica clandestina de cigarros em Divinópolis

Trabalhador paraguaio é resgatado em fábrica clandestina de cigarros em Divinópolis

Image

Na terça-feira (14), uma operação conjunta da Polícia Federal, Receita Federal e Ministério do Trabalho, denominada “Illusio, foi investigada no resgate de 28 trabalhadores paraguaios em condições análogas à escravidão em fábricas clandestinas de cigarros nas cidades de Divinópolis e Nova Lima, Minas Gerais. Um trabalhador paraguaio expressou seu desejo de retornar ao Paraguai o mais rápido possível para reencontrar sua família.

A operação, que também envolveu mandados em outros estados como São Paulo, Bahia, Pará e Amazonas, foi investigada no resgate de dois brasileiros e na prisão de 16 pessoas, incluindo o suposto chefe da quadrilha, um empresário de Barueri (SP), encontrado em uma fazenda em Marabá (PA).

Além das prisões, a “ilusão” efetuou uma medida de sequestro de bens e valores, atingindo 38 pessoas físicas e 28 pessoas jurídicas, totalizando R$ 20 milhões. A operação também culminou na apreensão de 11 veículos, incluindo seis de luxo, e mais de 3 milhões de maços de cigarros falsificados.

Uma investigação da Polícia Federal, iniciada há um ano, revelou que uma quadrilha liderada pelo empresário de Barueri aliciava trabalhadores do Paraguai, transportando-os para fábricas clandestinas na região de Divinópolis. Os trabalhadores foram submetidos a condições de trabalho desumanas, ficando trancados, com telefones confiscados e sem acesso ao mundo exterior. A distribuição dos cigarros falsificados ocorria em caminhões, ocultos atrás de cargas de calçados produzidos em Nova Serrana.

Em Maio deste ano, outro caso aconteceu em uma outra fábrica clandestina de cigarros em Cláudio, a PM havia prendido cinco responsáveis. Ao todo foram resgatados cinco brasileiros e quinze paraguaios.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x