fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Retrospectiva 2023: ‘Troca-troca’ de vereadores marcou o ano político de Divinópolis

Retrospectiva 2023: ‘Troca-troca’ de vereadores marcou o ano político de Divinópolis

Retrospectiva 2023: 'Troca-troca' de vereadores marcou o ano político de Divinópolis
Foto: Câmara Divinópolis

O ano de 2023 está marcado na política de Divinópolis como um dos mais movimentados em relação ao Poder Legislativo. Ao todo, a Câmara Municipal teve quatro novos integrantes. Os motivos são variados: houve duas substituições de eleitos em 2022, dois afastamentos e uma cassação de mandato.

Retrospectiva 2023: 'Troca-troca' de vereadores marcou o ano político de Divinópolis
Foto: Câmara Divinópolis

Em fevereiro, Anderson da Academia (PSC) e Periquito Beleza (Cidadania) tomaram posse. Eles eram suplentes de Eduardo Azevedo e Lohanna França, respectivamente. Ambos os parlamentares se elegeram deputados estaduais nas eleições de 2022 e atualmente estão na Assembleia Legislativa.

Enquanto Anderson está em sua primeira legislatura, Periquito já cumpriu mandato na Casa Legislativa entre 2013 e 2016.

Retrospectiva 2023: 'Troca-troca' de vereadores marcou o ano político de Divinópolis
Periquito Beleza (Cidadania) e Anderson da Academia (PSC), substituíram Lohanna e Eduardo Azevedo, respectivamente. Foto: Câmara Municipal.

Operação Gola Alva em Divinópolis

Em 25 de maio, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou a Operação Gola Alva, com o objetivo de combater crimes de corrupção na Câmara. As investigações apontaram que o então presidente da Câmara, Eduardo Print Júnior (PSDB) e Rodrigo Kaboja (PSD), estavam envolvidos em um esquema que empresários pagaram vereadores em troca de aprovação de projetos.

Em maio, a Justiça determinou o afastamento de Kaboja e a retirada de Print Jr. da função de chefe do Legislativo. Israel da Farmácia (PDT) assumiu o posto. No mês de outubro, com o término das investigações, o MP afastou Eduardo de vez da Câmara.

Comissão da Câmara de Divinópolis notifica Print Jr. e Kaboja para apresentar defesa prévia
Eduardo Print Júnior e Rodrigo Kaboja, alvos da Operação Gola Alva. Foto: Reprodução

Kaboja foi substituído por Breno Júnior, seu suplente. Ele tomou posse no dia 22 de setembro e é o parlamentar mais jovem da atual legislatura, com 29 anos. Já em relação a Print Jr, seu suplente é César Tarzan, que poderá tomar posse até fevereiro de 2024, com prazo de 180 dias do afastamento do titular.

No dia 21 de novembro, os vereadores aprovaram a admissibilidade da denúncia contra Print e Kaboja. A comissão terá 90 dias para apresentar um relatório final e, em seguida, haverá votação para a cassação de ambos.

Breno Júnior toma posse
Breno Júnior (PSD) tomou posse no lugar de Rodrigo Kaboja. Foto: TV Candidés

Cassação de Diego Espino

Também em novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou a favor da denúncia de fraude eleitoral do antigo Partido Social Liberal (PSL), hoje União Brasil, nas eleições de 2020 em Divinópolis. Durante a ocasião, Diego Espino estava na legenda. Atualmente, o ex-vereador está no PSC.

Diego Espino em discurso na Tribuna Livre. Foto: TV Câmara.

A solicitação, que estava em última instância, partiu de Lauro Henrique, mais conhecido como ‘Capitão América Solidário’. De acordo com a defesa, a legenda teve três “candidatas fantasma” com nenhum voto para cumprir a cota de gênero. Conforme a contagem do quociente eleitoral, Lauro seria o eleito no lugar de Espino.

Após a decisão, todos os votos do PSL foram anulados. Por consequência, Diego Espino perdeu seu mandato. O TSE recontou os votos e determinou que Lauro ‘Capitão América’ (Republicanos) é o substituto do parlamentar. No dia 7 de dezembro, o novo vereador tomou posse na Câmara.

Retrospectiva 2023: 'Troca-troca' de vereadores marcou o ano político de Divinópolis
Lauro Henrique, o ‘Capitão América’, tomou posse em dezembro. Foto: TV Candidés