fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Serrana (SP) zerou a fila de internação por Covid-19 e já está a uma semana sem intubação

Serrana (SP) zerou a fila de internação por Covid-19 e já está a uma semana sem intubação

Image

O município de Serrana foi escolhido para ser estudado pelo Projeto S, promovido pelo Instituto Butantan, que testa a efetividade da vacinação na “vida real”, isto é, sem os controles de uma pesquisa acadêmica. As autoridades de saúde não querem se precipitar, mas há 10 dias, nenhum habitante de Serrana (SP) precisa entrar na fila em busca de vaga para leito de tratamento intensivo (UTI) no estado de São Paulo. Desde o último fim de semana, não há registro de necessidade de intubação. Esses fatores podem ser os primeiros sinais da ação de vacinação em massa que ocorre na cidade.

Em março, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) chegou a fazer uma média de 60 atendimentos de pessoas com Covid ou com suspeita da doença. Na sexta-feira (9/4), a média caiu para 20 atendimentos. Ainda é cedo atribuir a queda de casos, internações e mortes dos últimos dias apenas à vacina. Outros fatores podem influenciar os bons resultados, como o fato de a cidade estar também seguindo as recomendações da fase emergencial que vigora em todo o estado de São Paulo.

Infelizmente a população imunizada também está se sentindo a vontade para andar sem máscara e se aglomerar, é um resultado negativo apontado pelas autoridades locais.