fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Professores realizaram protesto em defesa do piso salarial nesta sexta-feira (31)

Professores realizaram protesto em defesa do piso salarial nesta sexta-feira (31)

Image

Nesta sexta-feira (31) aconteceu uma manifestação em defesa do do piso salarial dos profissionais da educação. O ato, organizado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE-MG), foi realizado na Superintendência Regional de Ensino, no bairro Santo Antônio, em Divinópolis.

O protesto teve a participação de professores e demais trabalhadores da rede estadual de ensino, tanto na ativa, quanto aposentados. Segundo Maria Catarina Laboré, diretora de políticas sociais da subsede do SindUTE, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), nunca cumpriu o pagamento do piso salarial da educação estipulado pelo Governo Federal.

“Desde quando Zema assumiu, nós não recebemos o piso salarial. O governador insiste em dizer que paga proporcionalmente, mas o salário está congelado desde 2016. Recentemente, o piso recebeu reajuste de 15% em relação ao ano passado, mas nada foi feito”, apontou.

A sindicalista ainda listou outros motivos para a realização do ato, como a Reforma Administrativa Estadual. “Essa ‘reforma’ é um caminho para privatização dos serviços públicos. Esse projeto de lei pode eliminar o nível de doutorado da carreira do professor e extinguir cerca de 4.800 cargos da educação básica, caso for aprovado. Então é muito importante que as pessoas compareçam na reunião”, finalizou Maria Catarina.