fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Dia de Pentecostes será comemorado com missa festiva ao lado da futura Cruz de Todos os Povos

Dia de Pentecostes será comemorado com missa festiva ao lado da futura Cruz de Todos os Povos

Image

*Texto de Mauro Eustáquio Ferreira

O Dia de Pentecostes terá celebração especial com missa festiva às 10 horas do domingo, 19 de maio de 2024, no distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida), no município mineiro de Divinópolis, em altar instalado ao lado de dois velhos cruzeiros e da futura Cruz de Todos os Povos sobre o morro da Guarita, ou Gurita como é conhecido popularmente. A missa será celebrada por frei Leonardo Lucas Pereira, OFM, ex-pároco da Paróquia de Santo Antônio (de Santo Antônio dos Campos), com a participação de vários grupos de folia do Divino.

Às 9 horas do domingo, antes da missa, em frente da matriz de Santo Antônio dos Campos, haverá a concentração das amazonas e dos cavaleiros que participarão da cavalgada até o morro da Guarita. A missa também integra o programa das comemorações do centenário da chegada dos franciscanos a Divinópolis no ano de 1924. Após a celebração eucarística ao lado da Cruz de Todos os Povos, todos os participantes da missa compartilharão de café de confraternização.

Essa celebração estará sintonizada com autoridades da Diocese de Divinópolis, que no mesmo dia estarão em Leandro Ferreira comemorando a promulgação, por determinação do papa Francisco, do decreto que declarou venerável o padre Libério Rodrigues Moreira em 14 de março deste ano. Com a declaração de venerável, a Igreja Católica deu mais um passo importante em direção à futura beatificação e canonização de padre Libério.

Pentecostes
Pentecostes (quinquagésimo, em grego) é uma das mais importantes festas no calendário católico, pois comemora a descida do Divino Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos com a Virgem Maria, Mãe de Jesus ressuscitado, cinquenta dias após a Páscoa. A partir de Pentecostes, os discípulos do Mestre empreenderam a grande difusão do Cristianismo para todos os povos, em diversas línguas, conforme escrito no Novo Testamento da Bíblia.

Os dons do Espírito Santo são as graças de Deus que auxiliam o ser humano a crescer e desenvolver-se na
virtude e perfeição de uma vida cristã; são eles: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus. Os nove frutos do Espírito de Deus estão mencionados na carta escrita pelo apóstolo Paulo aos Gálatas, parte do Novo Testamento: “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei” (Gl 5:22-23).

Os sete sinais do Divino Espírito relacionados por frei Bernardino Leers são cinco da Mãe Natureza (água, fogo, luz, vento e terra) e dois da Natureza Humana (vida humana e o amor).

A festa do Divino Espírito Santo é uma tradição muito antiga e ligada à Igreja Católica, que veio de Portugal
para o Brasil no início do século XVI e passou a ter maior difusão a partir do século XVII; é marcada pela esperança de nova era, com igualdade e prosperidade para os seres humanos. As comemorações prolongam-se por dias em todo o país, geralmente nos meses de maio, junho ou julho, dependendo da região. O principal símbolo utilizado na Festa do Divino Espírito Santo é a pomba branca, que representa a ave mensageira e possuidora dos sete dons.


A Cruz de Todos os Povos na Cidade do Divino
A cerimônia litúrgica do domingo, 19 de maio de 2024, ao lado da futura Cruz de Todos os Povos, no morro
da Guarita, tem especial interesse, pois será celebrada no local onde há dois velhos cruzeiros em que se realizam tradicionais atividades religiosas e ao lado da construção de uma estrutura em forma de cruz pela Associação Terra de Deus, “com o objetivo de celebrar a integração e a paz entre os povos”, iniciada no ano de 2017, cujo projeto segue o modelo e propósito de duas outras com as mesmas dimensões, já instaladas no Líbano (Cruz do Pai) e no México (Cruz do Filho). A cruz que completa a Santíssima Trindade, Cruz em Honra ao Espírito Santo, está sendo levantada exatamente em Divinópolis, a “Cidade do Divino”. A cruz está sendo edificada por meio de doações e do apoio da população, com o apoio da Diocese de Divinópolis.

Com 74 metros de altura, a Cruz de Todos os Povos de Divinópolis equivalerá a duas vezes e meia o
tamanho da estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, do Rio de Janeiro. O local já tem sido procurado para passeios, encontros, meditação e contemplação, onde se podem admirar a natureza e o pôr do sol.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x