O advogado Farlandes Guimarães participou do quadro “Café com Previdência” nesta terça-feira (22), onde esclareceu questões relacionadas à previdência complementar.
Farlandes destacou que muitas pessoas não fazem o planejamento de suas aposentadorias. Segundo ele, nos últimos anos, as reformas no sistema previdenciário, em geral, fortaleceram a previdência privada como complemento à previdência pública. Quando o governo realiza alterações na legislação do sistema do INSS, muitas pessoas buscam no setor privado formas de complementar sua futura aposentadoria, seja por meio de investimentos, aquisições de bens como carros ou festas, ou mesmo para atender ao propósito original da previdência, que é garantir uma aposentadoria estável.
Nesse cenário, ocorreu um aumento na procura por planos de previdência privada nos últimos anos, porém, ainda tem pessoas com dúvidas. “Ao visitar uma instituição financeira, os gerentes frequentemente perguntam se o cliente possui algum plano de previdência complementar. O advogado ressalta a importância de um planejamento adequado, começando com a criação de um plano de previdência pública junto ao INSS e, em seguida, pesquisando e avaliando opções de planos de previdência privada”, relatou.
No entanto, Farlandes alerta sobre a necessidade de avaliar cuidadosamente as opções disponíveis, a fim de evitar taxas elevadas de administração. Acompanhe entrevista completa: