fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Copasa consegue suspensão da decisão judicial sobre aumento de tarifa

Copasa consegue suspensão da decisão judicial sobre aumento de tarifa

Image
ETE da Copasa no Rio Itapecerica.

ETE da Copasa no Rio Itapecerica.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu a liminar que determinava que a Copasa cobre os 50% de taxa de esgoto e não os 90% atualmente cobrados. O desembargador Bitencourt Marcondes entendeu que a a ação deveria ter sido impetrada na comarca de Divinópolis e não em Belo Horizonte.

O processo deverá ser encaminhado ao Juízo da Vara de Fazenda Pública desta Comarca de Divinópolis para uma nova análise da medida liminar requerida pelo município.

Vale lembrar que a sede da Copasa é em Belo Horizonte, portanto existe o entendimento de que deveria ser na capital mineira, e esta decisão não se refere ao conteúdo, mas na competência da decisão. Entretanto, a decisão o desembargador destacou que a ação limita-se a Divinópolis, tratando da cobrança da tarifa única na cidade, onde não há prestação do serviço de tratamento de esgoto e, por isso, a competência seria local, embora a medida tenha atingido outros municípios. “Assim, não há dúvidas de que a abrangência da condenação pleiteada é o limite territorial do Município de Divinópolis, o que atrai a competência – absoluta – do Juízo daquela comarca e, por conseguinte, forçoso reconhecer a incompetência absoluta do juízo a quo – da 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da comarca de Belo Horizonte. Com esses fundamentos, defiro o pedido de efeito suspensivo, para sustar a eficácia da decisão agravada até que se ultime o julgamento do recurso”, afirmou.

A decisão favorável ao município foi divulgada no último dia 22. A Procuradoria-Geral do Município ingressou com Ação Civil Pública contra a Copasa e a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de MG (Arsae).Segundo a Procuradoria, a Copasa passou a cobrar dos usuários pelo pagamento de tratamento de esgoto, à razão de 50%, mesmo sem a mesma oferecer o serviço.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/cidade/justica-concede-liminar-suspendendo-aumento-da-tarifa-da-copasa-em-divinopolis/