Publicidade

Setor industrial registra alta de 1,2% em novembro, segundo IBGE

Postado em 17/01/2021 9:00

10 dos 15 locais pesquisados tiveram crescimento

O setor industrial brasileiro registrou expansão no mês de novembro, com destaque para o estado de São Paulo, que teve alta de 1,5%, depois da retração de 0,5% em outubro.  A média nacional foi de 1,2%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Regional, e foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

10 dos 15 locais pesquisados em novembro de 2020 seguiram a tendência de crescimento do setor.  A segunda influência positiva foi na produção industrial gaúcha, que também alcançou o segundo maior resultado. Foi a sétima alta consecutiva, o que gerou um acumulado de 67% entre maio e novembro.

Advertisement

As maiores influências para o resultado foram o setor de couro e o de artigos de viagens e calçados. Também com o resultado de novembro, após ter registrado queda em outubro, a Bahia voltou a crescer, o que resultou na terceira influência positiva no resultado geral e a maior taxa no absoluto.

Entre os locais pesquisados, a Região Nordeste e os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro, mostraram avanços mais intensos no setor industrial do que a média nacional. E embora não tenham superado a média nacional, Paraná e Minas Gerais também registraram alta.

Na outra ponta, o Pará registrou a maior queda em termos absolutos e a principal influência negativa em novembro. Mato Grosso foi outro estado entre os maiores resultados negativos do mês. O estado voltou a recuar após apresentar crescimento em outubro. A queda foi puxada pelos resultados negativos dos setores de alimentos, muito influente na indústria local, e de derivados do petróleo e biocombustíveis. Pernambuco, Espírito Santo e Goiás também apresentaram queda em novembro.

De acordo com o IBGE, a partir dos dados da virada de 2020 para 2021 é que será possível avaliar como será o comportamento da produção industrial saindo de um ano em que a pandemia atingiu bastante o setor.


*As informações são da Radioagência Nacional

The post Setor industrial registra alta de 1,2% em novembro, segundo IBGE first appeared on Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!