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Finanças: Setor de varejo em 2024: o que comprar?

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Em 2023, o varejo brasileiro passou por uma série de preocupações e desafios ligados ao cenário macroeconômico, como alavancagem financeira, pressões no lucro líquido e demanda em desaceleração.

Varejistas como Casas Bahia (BHIA3) e Americanas (AMER3) viram suas ações derreterem -81% e -90%, respectivamente, e nem os cortes na taxa de juros conseguiram reverter a situação. 

Contudo, algumas empresas do setor tiveram um bom desempenho, principalmente com as vendas de Natal.

O quarto trimestre (4T23) parece ter sido o melhor em crescimento de vendas para a Lojas Renner (LREN3), com margens “saudáveis”, diz relatório do Citi.

Para o banco, a margem bruta até o momento é semelhante à do ano passado — nos nove primeiros meses do ano passado, a margem bruta da Renner foi 54%

A Renner também confirmou a trajetória positiva da Realize em termos de resultados e melhora na inadimplência menor de 90 dias.

Vendas do varejo no Natal

O banco estima um crescimento de +8,9% nas vendas para o trimestre, impulsionado por maior volume, mas observou que as restrições de crédito ainda pesaram para as varejistas.

As análises iniciais do Citi estão em linha com o que foi prometido pela Lojas Renner, ou seja, mais competitividade com margens preservadas, preço médio estável e volumes crescentes.

É arriscado investir no varejo agora?

O ano de 2024 tende a ser muito mais positivo do que 2023 para o varejo brasileiro.

Com dados de inflação (IPCA) melhores do que o esperado, o mercado acredita que o patamar da Selic terminal será mais próximo dos 9% ao final deste ano, movimento que vai desencadear uma reação positiva de curto prazo.A queda na inflação e a redução de juros aumentam o poder de compra das famílias e impactam as vendas das varejistas.

Por que ter Lojas Renner na carteira?

Com um ambicioso plano de expansão, concordamos com as projeções otimistas do Citi para Lojas Renner.

Entre as metas para 2024-2025, a companhia pretende alcançar 27,5 milhões de clientes ativos (18,7 milhões atualmente).

Adicionalmente, a Renner se mostrou otimista quanto à redução de seu lead-time e do tempo de entrega com o novo CD, aceleração do digital, expansão das lojas, da produtividade e dos novos negócios, como a Camicado e a Youcom.

Além disso, vemos Lojas Renner como uma empresa mais resiliente na competição com as chinesas, como Shein, Ali Express e Shopee. Inclusive, a empresa está participando ativamente de discussões com o governo envolvendo o Imposto de Importação, mesmo para compras até US$ 50, para tornar a competição mais igualitária.

Negociando a múltiplos reduzidos em relação à sua média histórica, LREN3 é uma excelente oportunidade de investimento.

Postado originalmente por: Nord Research