fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Direção da Vila Vicentina de Divinópolis esclarece surto de Covid-19 na instituição

Direção da Vila Vicentina de Divinópolis esclarece surto de Covid-19 na instituição

As Obras Assistenciais São Vicente de Paulo, conhecida com Vila Vicentina Padre Libério no Bairro Niterói, Divinópolis, MG, através de sua direção interventora nomeada pela SSVP do Brasil, vem dar ciência às famílias e à comunidade no geral, especialmente aos órgãos de imprensa que são parceiros da sociedade e da própria instituição, do seguinte:

Que desde que a nova diretoria da instituição assumiu em maio/2022, vem sendo tomadas todas as medidas de segurança e cuidados com relação à prevenção da COVID, visto que uma das primeiras providencias adotadas foi a abertura da instituição para a comunidade, diante das denúncias anteriores. Todavia, a direção e equipe técnica vinham preventivamente trabalhando com um plano de ação, caso houvessem casos de COVID na instituição.

Que no final do mês de julho e início do mês de agosto de 2022 a instituição teve ciência de que três funcionários testaram positivo para COVID, em períodos distintos. No último dia 04/08/2022 um idoso que estava internado na UPA desde o dia 01/08/2022, teve diagnosticado COVID, por teste rápido. No mesmo dia, outro idoso que também estava na UPA também testou positivo. No dia seguinte, a direção baixou a Portaria 01/2022, suspendendo visitas e saída de idosos para passeios, mantendo, todavia, apenas as visitas técnicas ou de seus colaboradores e prestadores de serviços.

Diante desta informação de diagnóstico de dois casos de COVID de moradores, a Responsável Técnica recomendou a testagem em massa dos moradores. Para tanto, foi feito contato com o Posto de Saúde do Bairro Niterói que disponibilizou dez testes rápidos a serem feitos na sexta-feira, dia 05/08/2022, dos quais sete foram positivos. Os dez idosos testados eram moradores que tiveram contato com os outros idosos ou mesmo porque apresentaram sintomas. Na segunda-feira (dia 08/08/2022) foram realizados mais testes em todos os demais moradores. Neste interin, mais quatro moradores foram diagnosticados com COVID19, totalizando, portanto, 15 moradores. Todos homens.

Registre-se que de todos os que testaram positivos, apenas dois precisaram ser hospitalizados, além daqueles dois que já se encontravam na UPA. Atualmente dos quatro, dois já retornaram para a instituição. Os demais passam bem, a maioria assintomáticos, sendo monitorados dentro da instituição, isolados dos demais moradores e sob vigilância intensiva de cuidadores e da equipe de enfermagem.

A instituição agradece o apoio da comunidade e informa que desde que a Vila passou para uma nova administração, tem tido todas as suas condutas alinhadas com o Município em seus mais diversos órgãos.