fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Semusa faz balanço de atividades no mês de julho nas Unidades de Saúde

Semusa faz balanço de atividades no mês de julho nas Unidades de Saúde

Image
Unidade de saúde

Unidade de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), faz balanço de ações educativas do mês de julho. As atividades foram realizadas pelas equipes das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Tietê e São Roque I e II, juntamente com o programa “Saúde na Hora”.

Durante o mês, foi realizada uma ação de saúde bucal com os adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Capsi) Cidah Viana. A iniciativa aconteceu no dia 21 de julho e foi conduzida pela dentista Maria Eduarda, do “Saúde na Hora”.

Foi promovida ainda, no dia 22, uma ação de vacinação contra influenza, em empresa de Divinópolis, a qual contou também com momentos de educação em saúde, com a temática das hepatites virais para aproximadamente 40 pessoas.

Outro marco das ações do mês de julho, foram os mais de 140 exames de eletrocardiograma realizados por meio de mutirões. A realização dessas ações aos sábados, dias 2 e 23 de julho, foi essencial para que trabalhadores e outros usuários que não conseguiam ir até a unidade, pudessem fazer seus exames com calma.

Nos dias 20 e 29 de julho, as equipes priorizaram o foco no combate ao tabagismo e ações do “Julho Verde”, mês da prevenção ao câncer de cabeça e pescoço.  Nas oportunidades, mais de 50 pessoas participaram das ações desenvolvidas em parceria com o curso de odontologia da Unifenas. 

Assim como as atividades do grupo “Gravidez não intencional na adolescência”, realizado pela ACS, Irislaine Duarte, com apoio da assistente social, Rosangela Ruas. O grupo desenvolve ações de educação em saúde na escola Municipal Padre Guarita sobre o tema.

As unidades e o projeto planejam novas ações voltadas para “Alimentação Saudável” para o mês de agosto. As atividades serão conduzidas pelo nutricionista, Mario Henrique Rabelo. Além disso, a fisioterapeuta Thais Eufrásio, da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) 3, conduzirá um grupo sobre incontinência urinária.