fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Planeta Diário
  • Veja os direitos que a Aposentadoria Rural garante para muitos beneficiários da Previdência

Veja os direitos que a Aposentadoria Rural garante para muitos beneficiários da Previdência

Image

A aposentadoria Rural é um benefício importante para os trabalhadores que atuam ou atuaram nessa área. Para ter acesso aposentadoria os trabalhadores rurais precisam comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na atividade rural, além da idade mínima de 60 anos, se homem, ou 55 anos, se mulher. Neste benefício uma das características que difere da aposentadoria urbana é a idade.

Os trabalhadores rurais elegíveis para usufruir essa espécie de benefício rural são divididos nas seguintes categorias: segurado especial, empregado rural, trabalhador avulso que preste serviço de natureza rural e contribuinte individual rural. Os empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos rurais também têm direito à redução da idade mínima exigida para a aposentadoria por idade, se todo o tempo de contribuição realizado for na condição de trabalhador rural.

Para ter acesso ao benefício são exigidos alguns documentos que são aceitos pelo INSS. Veja alguns exemplos: Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver; documentos referentes às relações previdenciárias, certidão de Tempo de Contribuição (CTC), carnês de recolhimento de contribuição ao INSS, formulários de atividade especial, documentação rural.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x