Administrar um condomínio nem sempre é uma tarefa fácil. A gestão desse ambiente coletivo tem diversas particularidades e algumas delas quando não são bem esclarecidas e alinhadas podem gerar algum tipo de conflito na comunidade, dificultando assim a implementação de algumas ações.
Um bom exemplo é a taxa extra de condomínio. Como definir essa taxa foi tema do quadro especial apresentado pelo programa, Bom Dia Divinópolis da Rádio Minas FM. Segundo a RAC Gestão a taxa de condomínio é um valor pago mensalmente para cobrir os custos comuns do condomínio. Seja prédio ou conjunto de casas, ela é necessária para pagar funcionários zeladores, porteiros, etc. Ela também é usada para manutenções.
Já a taxa extra de condomínio é cobrada quando surge alguma despesa que foge do orçamento previsto. No entanto, antes é preciso que haja uma assembleia e que esta aprove o gasto, depois todos os moradores devem ser comunicados da decisão da maioria. A convenção do condomínio deve especificar em quais situações a cobrança de taxa extra pode ser aplicada. Em geral, gastos com manutenção e conservação do condomínio estão inclusas indo desde consertos emergenciais até gastos inesperados com despesas básicas como água e luz.