fbpx
Pular para o conteúdo

Novembro Roxo alerta para cuidados com nascimento de bebês prematuros

Image

No Brasil, dados da organização de saúde apontam que por ano, 340 mil bebês nascem prematuros no país. Para alertar sobre a importância de uma gestação com a assistência médica, neste mês é celebrado o Novembro Roxo. Atividades de conscientização estão sendo desenvolvidas na cidade.

A chegada de uma criança muda completamente a vida dos pais. Desde o dia 25 de agosto de 2021, a rotina da Andréia mudou. O Heitor nasceu com 25 semanas. Pesava quase 1,3 kg e completou e nesta semana 72 dias internado na UTI Neonatal.

O CTI infantil do Hospital São João de deus tem dez leitos, mas devido à demanda, mais dois leitos recebem pacientes. Para sensibilizar sobre os riscos do nascimento prematuro, neste mês é celebrado o novembro roxo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, o Brasil é o décimo país com mais partos prematuros do planeta. São cerca de 340 mil nascimentos nessa condição.

Existem dois tipos de parto prematuro – o extremo e o tardio. O extremo costuma ocorrer abaixo das 30 semanas de gestação. Já o prematuro tardio costuma ocorrer a partir da trigésima semana. É comum ser originado a partir de infecções transmitidas de mãe para o filho.

Os exames de imagem são importantes antes de iniciar a gestação. Um exame morfológico analisa condições necessárias para o desenvolvimento do bebê. Nessa fase ocorre também a medição do colo do útero.

As medidas retiradas do colo do útero especificam se a paciente é de baixo ou alto risco. O laudo com as informações é encaminhado ao médico obstetra. O acompanhamento do bebê deve ser feito logo após a descoberta da gestação. O bebê que nasce prematuro, se não for tratado a tempo, pode desenvolver sequelas.

Sabe a Andréia, que mostramos no começo da reportagem? Ela aguarda ansiosa a alta do pequeno Heitor, afinal, já são mais de 70 dias nesse leito de hospital.