fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Análise das primeiras pesquisas de 2022 mostra que tema corrupção não é mais protagonista como na eleição anterior

Análise das primeiras pesquisas de 2022 mostra que tema corrupção não é mais protagonista como na eleição anterior

Image

Este ano será novamente um momento dos eleitores escolher os representantes políticos na esfera estadual e federal. Desta forma o assunto é pesquisa político-eleitoral, ferramenta fundamental para os profissionais da área do marketing político e eleitoral. Ao mesmo tempo em que se intensifica a polêmica sobre a influência das pesquisas nos resultados das votações, aumenta a confiança do eleitorado nas informações divulgadas pelos institutos de pesquisas.

A pesquisa eleitoral possui um papel fundamental na sociedade atual. É muito importante que atores como o público, os políticos, os meios de comunicação e demais grupos interessados, tenham acesso aos dados exatos e sem distorções a respeito do pensamento e intenções da população. A pesquisa eleitoral mostra, por exemplo, o grau de satisfação da população com o desempenho da administração pública. Além do grau de aceitação ou rejeição por uma determinada ação do governo.

O Bom Dia Divinópolis recebeu nesta quinta-feira, 20 o diretor do Instituto Censuk. João Cenzi analisou as três primeiras pesquisas registradas no ano de 2022. Ele disse que ainda é cedo para tirar conclusões já que estamos em um período de pré-campanha, mas disse que os Institutos mostram claramente uma polarização entre esquerda e direita. Outro ponto importante é que o tema corrupção protagonista em 2018, hoje figura em 5º lugar nas prioridades do eleitor.