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Sebrae lança cartilha para orientar empreendedores a ter sucesso no delivery

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aplicativo_caixa_tem auxilio emergencial foto Marcelli Casal Jr Agencia Brasil

Por causa do isolamento social as compras pela internet tiveram um acréscimo considerável nos últimos meses. O setor de alimentos e produtos de saúde foram os que tiveram uma elevação mais significativa. A maioria dos pedidos é feito através dos aplicativos de telefone, Na mesma proporção, cresceu também o nível de preocupação e de exigência dos clientes quanto aos cuidados adotados pelas empresas e pelos entregadores para evitar a transmissão do coronavírus.

Pensando nos entregadores que atuam com serviços de delivery, o Sebrae preparou um protocolo de retomada das atividades dentro desse novo contexto da economia. Para garantir que essa forma de consumo continue sendo uma boa alternativa, mesmo com o retorno das atividades e reabertura dos estabelecimentos, é muito importante que o desempenho do serviço transmita confiança e segurança ao consumidor.

Os conteúdos funcionam com um guia de boas práticas e foram elaborados tanto para ajudar os empreendedores a se prepararem para atender às novas rotinas, como para orientar os clientes que mudaram a forma de consumir produtos e serviços, bem como gestores públicos que precisam definir parâmetros e regras para a retomada da atividade em diversos segmentos. As informações contidas no documento seguem as orientações e recomendações das autoridades oficiais de saúde e entidades setoriais. Confira abaixo as principais recomendações e orientações para a prestação de serviços de delivery com segurança

Orientações Gerais de Higiene e Saúde

* As principais orientações continuam sendo a higiene frequente das mãos com água e sabão ou com uso de álcool 70%, além do distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, independente do uso de máscaras.

Atenção com objetos e superfícies tocados com frequência, procurando sempre higienizar as mãos se tocar essas superfícies

* A utilização de máscaras também faz parte dos protocolos de prevenção e já é exigida como obrigatória por diversos decretos estaduais ou municipais.

* As máscaras de tecido devem ser trocadas, no mínimo a cada três horas ou quando ficarem úmida.

* Elas devem ser lavadas diariamente em casa, passadas com ferro e armazenadas em saco plástico vedado.

* No caso das máscaras descartáveis, elas devem ser trocadas a cada duas horas e podem ser descartadas em lixo comum envolvidas em saco plástico, preferencialmente em lixeiras com pedal e tampa, com recolhimento por empresas de coleta de produtos contamináveis.

Orientações sobre o local de trabalho

* Para promover um ambiente seguro e confortável, certifique-se que o estabelecimento para o qual será realizada a entrega, possui uma área de chegada para os prestadores de serviço, com álcool em gel 70% disponível para higienização das mãos

* Evite aglomeração de pessoas no local de recebimento da mercadoria que será transportada.

* É fundamental que no estabelecimento para o qual será feita a entrega, haja um espaço separado para o repasse das encomendas aos entregadores. Esse local deve estar sempre limpo e sinalizado para organizar a ordem de chegada dos entregadores, e deve ter a distância mínima necessária (1,5 metros entre cada pessoa) enquanto estes esperam pelo item que será transportado.

* O uso de máscara deve ser exigido nos locais de recebimento de materiais/produtos por parte de toda equipe envolvida: fornecedores, estoquistas, vigilantes, frentistas, embarcadores etc.

Orientações sobre o transporte

* Mantenha a higienização contínua do meio de transporte e dos equipamentos como luvas e capacetes que serão utilizados para realizar as entregas.

* No mínimo, limpe e desinfete as superfícies normalmente tocadas no veículo no início e no final de cada turno.

* Ao limpar e desinfetar o veículo/motocicleta/bicicleta, os indivíduos devem usar luvas descartáveis compatíveis com os produtos utilizados, bem como qualquer outro EPI necessário, de acordo com as instruções do fabricante do produto.

* Cuidado especial deve ser dado a higienização dos itens mais manuseados.

* As luvas e qualquer outro EPI descartável usado para limpar e desinfetar o veículo devem ser removidos e descartados após a limpeza.

* Evite dar carona e não aceite pessoas sem máscara durante o transporte das mercadorias.

Orientações sobre Colaboradores

* É importante que antes de ingressarem no ambiente de trabalho haja um protocolo a ser seguindo para a identificação e encaminhamento de entregadores com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

* A apresentação de sintomas ou exposição ao risco por contato com pessoas infectadas deve ser imediatamente reportado ao dono do estabelecimento para o qual se realiza as entregas.

* Roupas, EPIs e máscaras não devem ser compartilhados.

* Adote medidas para diminuir a intensidade e a duração do contato pessoal com outros entregadores.

* Tenha atenção especial na utilização de sanitários e vestiários, sempre lavando bem as mãos ao final da utilização desse espaço.

* Adote procedimentos para, na medida do possível, evitar tocar superfícies com alta frequência de contato, como botões de elevador, maçanetas, corrimãos etc.

* Caso tenha que entrar em edifícios para realizar a entrega, priorize a utilização das escadas.

* Tenha sempre à mão um recipiente com álcool gel para utilização regular durante a realização do trabalho.

* Redobre a atenção e cuidados com o manuseio das encomendas com foco em higiene e integridade das embalagens, a fim de fidelizar seu cliente, garantindo a segurança do serviço prestado.

* Caso a embalagem do pedido não esteja devidamente lacrada, entre em contato com o fornecedor.

* Se estiver utilizando o Bag para transporte das encomendas, evite colocá-lo no chão durante qualquer etapa do processo.

* Realize a higienização do Bag de transporte das encomendas periodicamente.

* Higienize a maquineta de pagamento com cartão após cada uso.

* Pagamentos em espécie exigem atenção redobrada para a higienização das mãos.

Orientação sobre Clientes

* Atenda à exigência de manter a distância mínima de segurança de 1,5 metros com os clientes.

* Quando for fazer a entrega deixe o pedido conforme solicitado pelo seu cliente.

* É importante verificar as mensagens de orientação das plataformas de app como “por favor, deixe o pedido na porta” ou “toque o interfone e deixe na portaria”.

* Na hora do cliente realizar o pagamento, proceda com alguns cuidados como manter a distância recomendada.

* Não retire a máscara em nenhum momento da entrega.

* Cubra a maquininha de cartão com filme plástico, para facilitar a higienização após o uso.