fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Covid-19: Nova variante mais transmissível do coronavírus é detectada no Brasil

Covid-19: Nova variante mais transmissível do coronavírus é detectada no Brasil

Image
Reprodução em 3D do modelo do novo coronavírus (Sars-CoV-2) criada pela Visual Science. — Foto: Reprodução/Visual Science

Reprodução em 3D do modelo do novo coronavírus (Sars-CoV-2) criada pela Visual Science. — Foto: Reprodução/Visual Science

Vírus foi identificado pelo laboratório Dasa, que já fez o comunicado ao Instituto Adolfo Lutz e à Vigilância Sanitária. A nova cepa do coronavírus é mais contagiosa e foi identificada pela primeira vez no Reino Unido. Não há evidências de que provoque casos mais graves ou que seja resistente a vacinas.

Mutação

A variante, chamada de B.1.1.7, já foi registrada em pelo menos outros 17 países. Ela tem mutações que afetam a maneira como o vírus se fixa nas células humanas e é 56% mais contagiosa. Não há evidências de que a variante provoque casos mais graves ou com maior índice de mortes, nem mesmo que seja resistente às vacinas.

“Dado seu alto poder de transmissão, esse resultado reforça a importância da quarentena, e de manter o isolamento de 10 dias, especialmente para quem estiver vindo ou acabado de chegar da Europa”

Preocupação com testes

O laboratório disse que está trabalhando com o Instituto de Medicina Tropical da USP para gerar material que permita testar a eficiência de alguns tipos de testes do coronavírus. (Isso não se aplica aos testes PCR, que são capazes de detectar o vírus mesmo na nova variante).

A preocupação é que alguns atuais possam apresentar falsos negativos – quando uma pessoa está doente mas o exame não aponta a presença do vírus.