Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Há cinco anos, a primeira morte por covid-19 era confirmada em Divinópolis

Há cinco anos, a primeira morte por covid-19 era confirmada em Divinópolis

Image
foto: redes sociais

A médica oftalmologista Ana Cláudia Monteiro Oliveira Araújo foi a primeira vítima da Covid-19 em Divinópolis. Foto: Redes Sociais.

Há quase cinco anos, no dia 8 de abril de 2020, acontecia a primeira morte por covid-19 em Divinópolis. Trata-se da médica Ana Cláudia Monteiro Oliveira Araújo, que faleceu, aos 47 anos por complicações da doença, após duas semanas internada no Hospital Santa Mônica.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã do dia seguinte (9), a então diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares, informou que a vítima apresentou sintomas de covid-19 por três semanas. Durante a internação, seu quadro respiratório piorou e foi intubada. A morte de Ana Cláudia gerou comoção pública na cidade e fez com que muitas pessoas publicassem homenagens à médica nas redes sociais. Seu velório foi restrito a familiares.

Ana Cláudia deixou dois filhos e o marido, o médico oftalmologista Dr Alair Jr, que publicou nota agradecendo às homenagens prestadas, além de pedir um apelo à população alertando sobre os riscos da doença. Além disso, ele pediu para que todos respeitassem o isolamento, a fim de evitar novas mortes até que uma solução fosse encontrada.

Em 2021, Alair foi entrevistado no programa Amostra Grátis, da TV Candidés, e falou pela primeira vez sobre a perda de sua esposa. “Esse momento foi muito marcante para mim e aos familiares, mas também para as demais pessoas, uma vez que foi o primeiro óbito na cidade e região. E o fato de ser uma médica e que se cuidava muito, trouxe um alerta ainda mais sobre a gravidade da doença”, relatou o médico.

Cinco anos após o início da Pandemia, o cenário é…

Quando Ana Cláudia faleceu, o Brasil e o mundo ainda presenciavam o começo da pandemia de covid-19, com o isolamento social. Apenas setores do comércio considerados essenciais, como supermercados, postos de gasolina e drogarias poderiam funcionar.

Os dados mais recentes disponibilizados pela Vigilância em Saúde de Divinópolis, atualizados até 25 de março de 2025, mostram que, ao todo, a cidade registrou 782 óbitos desde o início da contaminação. Esse número cresceu 2,3% em relação às mortes registradas até o mesmo período de 2023 (764), o que mostra que a doença está sob controle no município, principalmente após a vacinação, iniciada em Divinópolis no dia 19 de janeiro de 2021 e gradualmente aplicada em todas as faixas etárias.

Com o controle da gravidade da doença por meio da vacina, os diversos setores de trabalho foram, pouco a pouco, flexibilizando a quarentena e isolamento social e reinventando seu modos operandi. Hoje em dia, apesar de a Covid-19 ainda causar complicações e precisar ser encarada com seriedade, o panorama das interações é menos preocupante, graças às vacinas. Foram, ao todo, 190.124 casos confirmados em Divinópolis, mas, conforme a Vigilância em Saúde do município, apenas uma pessoa estava internada em CTI devido à Covid-19, na data de 25 de março de 2025, cenário bem diferente de quando estava-se no auge da pandemia.

Cabe ressaltar que o cuidado e precaução são sempre a melhor escolha contra esta ou outras enfermidades. Estar em dia com a vacinação e atento às normas sanitárias é um importante mecanismo de defesa contra, por exemplo, o covid-19 e suas variantes.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x