Publicidade

Igreja Católica retoma atividades e considera as transmissões online um ‘novo cotidiano’

Postado em 21/11/2020 10:15

O Bispo de Divinópolis, Dom José Carlos emitiu uma nota direcionada a diáconos, sacerdotes, religiosas(os), consagradas(os), lideranças leigas, em relação as novas orientações com relação ao funcionamento das atividades religiosas dentro da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o Bispo precisa-se ir retomando gradativamente o “novo cotidiano” , segundo ele a palavra “cotidiano” é mais dinâmica e rica que a palavra “normal”.  A partir do primeiro domingo do Advento, 28 e 29 de novembro de 2020, as atividades litúrgico-celebrativas, segundo as instruções anteriores (higienização, distanciamento, máscara), devem ser retomadas as Celebrações da Eucaristia ou da Palavra nas comunidades rurais ou periféricas das paróquias, a não ser que a comunidade, por circunstâncias sérias, opte por esperar um pouco mais.

Onde não houver determinação municipal em contrário, as reuniões das pastorais e movimentos, os grupos de oração e de terço, os grupos da novena de Natal, os diversos conselhos das comunidades e demais organismos eclesiais podem retomar suas atividades segundo os critérios de quantidade de pessoas e local disponível.

A transmissão online é incentivada. “Onde for possível, opte-se pelo encontro híbrido, ou seja, presencial e virtual ao mesmo tempo, para favorecer os que podem acompanhar à distância”, ressalta o Bispo. “As celebrações eucarísticas com as comunidades presenciais podem continuar sendo transmitidas (todos os dias ou pelo menos aos domingos) pelas redes sociais das paróquias. Talvez esta realidade híbrida (presencial e virtual) tenha vindo para ficar, resguardando sempre a indicação da primazia da celebração presencial na comunidade. Contudo, favorecendo, com a continuidade das transmissões, que os impossibilitados estejam em sintonia com a sua comunidade de fé local”, acrescentou.

Não serão retomadas a catequese presencial semanal, nem para a Comunhão Eucarística nem para a Crisma, mas retomem-se as preparações de pais e padrinhos para o Batismo e a preparação de noivos para o Matrimônio, seja na modalidade virtual.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!