fbpx
Pular para o conteúdo

Corpo de Bombeiros faz balanço de forte chuva em Nova Serrana

Image

Na tarde de 02 de abril de 2024, às 15h35min, a companhia do CBMMG em Nova Serrana recebeu quatro solicitações de atendimento a ocorrências, devido a forte chuva na cidade.

Os militares deslocaram para atender uma moto que teria sido arrastada pela enxurrada, na rua João José Rodrigues, próximo ao número 130. Ao chegar próximo ao local, com acesso pela BR 262, as ruas Genesio Batista dos Reis, José Batista Filho Silvio Corrêa de Lacerda, Benjamin Martins do Espírito Santo, Rua Belém e José Pedro da Silva, todas próximas à prefeitura de Nova Serrana, estavam todas alagadas em um raio de aproximadamente 5 quadras.

A equipe do CBMMG fez a volta pela Rua Nazaré, no intuito de acessar com maior facilidade as áreas alagadas, já que não seria possível ali, atravessar o córrego. Ao longo de todo o raio de inundação estipulado, haviam carros ilhados, que se encontravam estacionados nas ruas. Em todos que a equipe passou, foi feita a verificação se havia pessoas presas e/ou ilhadas. Não havia.

Na Rua João José Rodrigues, próximo ao número 130, os bombeiros foram alertados por moradores sobre um carro ilhado e uma moto arrastada pela força da água. O condutor da moto, de 45 anos, natural de Perdigão-MG, já estava em local seguro, e fora da enxurrada.

O condutor do veículo Ford Fiesta, ainda dentro do veículo foi orientado pelos militares a permanecer calmo e dentro do veículo, que apesar de ilhada, estava estável e em segurança. A chuva estava perdendo intensidade, e ao reduzir o volume pluviométrico, os militares, tripulando uma caminhonete 4×4 de Salvamento, acessou o local, que já estava com água baixa. O motorista há havia saído do veículo e aguardava as ruas adjacentes desalagarem para seguir viagem.

Terminada está ocorrência, sem risco a civis, e sem vítimas, os militares do Corpo de Bombeiros deram andamento nas próximas chamadas que estavam em fila de atendimento.

Uma senhora de aproximadamente 50 anos que estava ilhada em um imóvel comercial, saiu em segurança após a redução da enxurrada.

A seguir, foi atendida uma solicitação sobre risco de desabamento. Uma senhora de 46 anos, residente no centro, ribeirinha ao córrego, relatava que a chuva forte e a cheia, colocava sua residência em Risco. No local, as marcações da água, indicavam que uma inundação chegou até o quintal, a poucos centímetros da casa.

Os Bombeiros verificaram também, que a área de terra ribeirinha havia sido levada pela água, chegando próximo da residência da solicitante. Uma área coberta, anexa à residência tinha uma rachadura em uma parede. A edificação principal não foi abalada. A solicitante foi orientada a evacuar o anexo, e permanecer apenas na edificação principal da residência. A situação será repassada a defesa civil de Nova Serrana para vistoria técnica.

Já após o cair da noite, às 18h50min, uma equipe do CBMMG deslocou para atender a última solicitação de atendimento, a um cachorro estaria preso em um telhado. Chegando no local, os moradores informaram à equipe, que o animal já havia saído do telhado, em segurança e sem mais detalhes.

Após, os militares retornaram ao quartel para recompor a equipe e materiais de prontidão utilizados neste dia, e prontificaram para novos atendimentos ao longo do plantão de 2 de abril.