fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Mineira de São Gonçalo do Pará, Macaé Evaristo é a nova Ministra dos Direitos Humanos

Mineira de São Gonçalo do Pará, Macaé Evaristo é a nova Ministra dos Direitos Humanos

Image
foto: Instagram

Macaé Evaristo, que até então ocupava o cargo de Deputada Estadual por Minas Gerais, assumirá o posto de Ministra dos Direitos Humanos. Esse posto, que previamente era comandado por Silvio Almeida, teve o comando transferido após o agora ex-Ministro enfrentar acusações de assédio.

Esse ministério, desde a demissão de Silvio Almeida na última sexta-feira (06), vinha sendo ocupado pela Ministra Esther Dweck em caráter interino. Macaé Evaristo é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT-MG) e, após conversa com o Presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), o mandatário a fez um convite formal para o cargo,que rapidamente foi aceito.

Macaé atuou em diversos cargos durante sua trajetória política, dentre eles: Secretária da Educação em Minas Gerais durante a gestão Pimentel (2015-2018); vereadora em Belo Horizonte (2021-2023) e Deputada Estadual por Minas Gerais (2023-atualidade).

O anúncio deverá ser feito nessa segunda-feira (09) pelo Governo Federal. Macaé Evaristo assumirá o cargo de Ministra dos Direitos Humanos até o fim do mandato presidencial de Lula, em 2026.

Quem é Macaé Evaristo?

Macaé tem 59 anos e nasceu na cidade de São Gonçalo do Pará. Ela é professora desde os 19 anos, graduada em Serviço Social, além de mestre e doutoranda em educação. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) em BH, além de compor a Secretaria de Estado de Educação entre 2015 a 2018.

Além disso, Macaé Evaristo também assumiu a Secretaria de Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação em 2013, exercendo o cargo até 2014 no governo Dilma Rousseff.

Em 2020, Macaé foi eleita vereadora em Belo Horizonte. Dois anos depois, se elegeu deputada estadual com mais de 50 mil votos.

Quem assume o lugar de Macaé na ALMG?

Deputada mineira Macaé Evaristo é a nova ministra de Direitos Humanos
Deputado Hely Tarqüínio assumirá cadeira no legislativo estadual. Foto: ALMG

Após a nomeação da parlamentar como ministra, o suplente Hely Tarqüínio (PV) assumirá a cadeira na Assembleia Legislativa. O médico de 84 anos foi deputado estadual por sete mandatos e não se reelegeu nas últimas eleições, se tornando primeiro suplente na Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB).

Natural de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e morando atualmente em Patos de Minas, Hely será o deputado mais velho na ALMG.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x