fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Indicações para Medalha da Inconfidência devem ser feitas até próxima segunda (18)

Indicações para Medalha da Inconfidência devem ser feitas até próxima segunda (18)

Image

Os integrantes do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência terão até a próxima segunda-feira (18/3/24) para indicar os agraciados com a honraria a ser entregue em 21 de abril, em Ouro Preto, na Região Central do Estado.

A informação foi divulgada pelo subsecretário de Estado de Comunicação Social, Bernardo Assis Fonseca Santos, em reunião do Conselho Permanente nesta terça (12), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Bernardo Fonseca relatou que cada membro do conselho poderá indicar até cinco agraciados. Ao todo, serão homenageadas 170 personalidades. O Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência é formado por dirigentes de órgãos dos três Poderes estaduais, de universidade e de outras instituições.

O subsecretário de Comunicação Social ainda informou que esta edição manterá o formato do ano passado. Dessa forma, haverá um momento cívico, na Praça Tiradentes, e outro na sequência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para entrega das medalhas.

A reunião, conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), que também preside o Conselho Permanente da Medalha, foi acompanhada pela deputada Leninha (PT), 1ª-vice-presidenta da ALMG.

Homenagem a Bárbara Heliodora

De acordo com o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, a cerimônia deste ano contará com uma homenagem a Bárbara Heliodora. Casada com o inconfidente Alvarenga Peixoto, ela também participou do movimento da Inconfidência e ganhou o título de Heroína da Inconfidência Mineira.

Como ele contou, Bárbara Heliodora faleceu em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, e foi enterrada em uma vala comum.

No próximo dia 21 de abril, o material encontrado nesse local será direcionado a um túmulo no Panteão dos Inconfidentes, em Ouro Preto.

Segundo Ângelo Oswaldo, a iniciativa tem o objetivo de perpetuar a memória de Bárbara Heliodora. “Com isso, também completamos o resgate das mulheres inconfidentes”, afirmou.

Medalha da Inconfidência

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, é tradicionalmente entregue no feriado de 21 de abril a pessoas que se distinguem “pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade”.

Nessa data, em 1792, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi executado no Rio de Janeiro. Ele é considerado o mártir da Inconfidência Mineira.

Além do Grande Colar, grau mais distinto da honraria, existem, ainda, outros três: Grande Medalha, Medalha de Honra e a Medalha da Inconfidência.