fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Prefeitura aciona justiça para impedir instalação de placas no Lago das Roseiras

Prefeitura aciona justiça para impedir instalação de placas no Lago das Roseiras

O vereador Rodyson do Zé Milton deve acionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para apresentar questionamentos sobre o projeto da Cemig de isntalr placas fotovoltaicas no espelho d'água do Lago das Roseiras, na Barragem.
O objetivo é apresentar argumentos sobre a segurança

A Prefeitura de Divinópolis acionou a Justiça para impedir que a Cemig instale placas fotovoltaicas no espelho d’água do Lago as Roseiras, na Barragem de Cajuru. A iniciativa é um desdobramento das ações iniciadas no ano passado pelo Vereador Rodyson do Zé Milton para impedir que a empresa destrua o potencial turístico do local e cause estragos também à fauna e a flora do lago. “Fomos acionados pelos moradores logo que surgiu a notícia e iniciamos uma ofensiva aqui e na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. Essa ação da Prefeitura reforça a importância do Lago das Roseiras para nossa cidade”, destaca o vereador.

Além de promover uma audiência pública na Câmara para tratar do assunto, Rodyson encaminhou notificações a diversos órgãos apresentando questionamentos sobre a iniciativa da Cemig, principalmente em relação à segurança já que se trata da produção de energia elétrica dentro d’água. “Este é apenas uma das dúvidas que a empresa ainda não esclareceu em relação a esse projeto. Se houver um rompimento de cabo, quem irá cuidar disso? Os Bombeiros entrariam no lago neste caso?”, salientou.

Segundo as informações da Prefeitura, a ação se deu por meio da Procuradoria-Geral do Município, e foi distribuída à Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Divinópolis uma ação civil pública, com pedido de tutela de urgência contra a CEMIG. O documento alega a que não obteve êxito nas tentativas de resolução de forma administrativa e amigável e foi determinada pela Vice-Prefeita, Janete Aparecida.

“A instalação de placas fotovoltaicas na superfície da lâmina d’água do Lago das Roseiras representa um passo contrário aos interesses de fomento do turismo no local e, de consequência, ao interesse de desenvolvimento urbanístico e econômico, com ofensa direta ao meio ambiente e à paisagem já consolidada há décadas, ao entorno do Núcleo Urbano das Roseiras”, diz a ação.
O assunto foi tema também de uma ação convocada pelo deputado estadual Professor Cleiton (PV), da qual o vereador Rodyson do Zé Milton também participou. Rodyson reafirma o teor da ação da Prefeitura ao alegar que, “diante dos prejuízos à coletividade e ao interesse público observados, foi determinada a propositura da referida ação judicial, por via da qual o Município esperar obter decisão para que a CEMIG se abstenha da implantação e, assim, preserve o meio ambiente e a paisagem do local”.

“Não vamos desistir dessa luta. Continuaremos ao lado da nossa população em defesa do nosso Lago das Roseiras, único espaço público no qual o povo tem acesso ao lago”, garantiu Rodyson.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x