fbpx
Pular para o conteúdo

Monsenhor Adenis será ordenado Bispo neste sábado

Image
Sempre será lembrado como o padre do fusca, o padre ciclista e agora como Monsenhor ou melhor Dom Adenis

Neste sábado, às 16h, na cidade de Vargem Bonita, em Santa Catarina, Monsenhor Adenis será ordenado como bispo, um momento de profundo significado na vida da Igreja Católica. Ele foi nomeado como bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, no Paraná, após desempenhar suas funções como pároco na Paróquia Santo Antônio de Igarapé, em Minas Gerais, pertencente à Diocese de Divinópolis, e como reitor do Seminário Maior Mater Misericordiae dos Missionários Servos dos Pobres, também em Igarapé.

A ordenação episcopal é uma cerimônia repleta de simbolismos e rituais que conferem ao eleito a graça da sucessão apostólica, através da ação do Espírito Santo. Alguns desses ritos são:

. O rito de acolhida do eleito e dos bispos ordenantes: São recebidos a porta da Igreja, aonde fazem um momento de veneração da cruz e adentram a nave da igreja aspergindo todo o povo, em seguida se dirigem ao Santíssimo sacramento, aonde fazem um breve momento de adoração. E a missa se inicia como de costume.

. Antes da homilia, dá se início ao rito de ordenação episcopal, inicia com o pedido ao bispo ordenante principal (São necessários três bispos para que a ordenação seja válida) que ordene o monsenhor.

. Entoa-se o hino do Veni Creator, pedindo a ação do Espirito Santo.

. leitura da bula papal de nomeação. A homilia segue normal.

. Terminada a homilia, segue o rito com o propósito do eleito.

. ladainha de todos os santos.

. imposição das mãos dos bispos e prece de ordenação.

. Em seguida é posto sobre a cabeça do eleito o livro dos Santos evangelhos, expressando que o anunciar é a principal missão do bispo.

. Unção da cabeça com o óleo Santo do Crisma.

. Colocação do anel, simbolizando a fidelidade com a Igreja.

. Imposição da Mitra.

. Entrega do Báculo, sinal de sua missão de pastor.

. Acolhida ao colégio dos bispos, com o osculo da paz, por todos os bispos presentes.

Terminado todos estes ritos a Santa Missa segue como costume. Terminada a comunhão é dada pelo bispo recém ordenado a sua primeira benção episcopal.

O tempo que passou e foi pouco, mas o suficiente para cativar, fazer amizades e deixar saudades, com seu jeito tímido, atencioso e observador.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x