Nesta quinta-feira 06 de junho, comerciantes de Divinópolis realizam um grande protesto contra a alta carga tributária e o baixo retorno para a população. Neste dia, consumidores têm a chance de adquirir diversos produtos sem a carga de impostos. A intenção é destacar o quanto os tributos pesam no cotidiano dos brasileiros. Estatísticas mostram que, entre os países com as mais altas cargas tributárias do mundo, os brasileiros são os que mais pagam impostos e menos recebem em termos de serviços e benefícios.
Em Divinópolis, a ação coordenada pela CDL conta com a participação de posto de gasolina, supermercados, lojas de cosméticos, farmácias, cervejaria, depósito de material de construção, loja de roupas e calçados, utilidade doméstica, ótica, petshop, dentre outros segmentos.
Para a presidente da CDL Divinópolis, Mônica Simões, o DLI é uma importante ação de conscientização. “Este é um dia simbólico que visa conscientizar a população sobre as elevadas cargas tributárias aplicadas aos produtos e o impacto disso em nossas vidas. É urgente que tenhamos uma reforma tributária eficaz, com redução de taxas, desburocratização e simplificação,” declarou Mônica.
Somente neste ano de 2024, os brasileiros já pagaram cerca de R$ 1,5 trilhão em impostos, de acordo com o Impostômetro, plataforma de contabilização organizada pelo IBPT e outras entidades.
A alta carga tributária pesa no bolso dos brasileiros, diminuindo seu poder de compra. No DLI o consumidor poderá comprar diversos itens sem a incidência dos impostos, permitindo observar o grande impacto em seu poder de compra.
A CDL Divinópolis neste dia, estará na rua com o “Impostossauro”, personagem utilizado na campanha para representar o impacto negativo dos impostos sobre o poder de compra do consumidor e o crescimento econômico do país. Ultrapassado e agressivo, ele é capaz de devorar nosso dinheiro em uma só mordida. Ele é o vilão da nossa história!
Importante salientar que os comerciantes assumem esses descontos, porém recolhem os valores dos impostos normalmente aos governos, pois o Estado não isenta dessa obrigação fiscal.
Drogaria
Entre os dias 4 e 8 de junho, a Drogaria Araujo participa da campanha Dia Livre de Imposto (DLI). No período, cerca de 2 mil produtos da rede, de todas as categorias, serão vendidos com preços sem incidência de impostos. Os clientes da Araujo poderão economizar até 60% com a compra de produtos essenciais, como medicamentos, fraldas, produtos de higiene pessoal, cosméticos, rações e alimentos.
“É uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da discussão a respeito da redução tributária no Brasil, destacando o impacto real dos impostos nos preços dos produtos e no poder de compra das famílias”, destaca a gerente de Marketing da Araujo, Amanda Vidotti. Neste ano, dentre outros produtos participantes da ação, tem destaque para os descontos em produtos pet (45% de economia), fralda descartável (44%), shampoo (41%), medicamentos (34%), leite infantil (33%) e hidratante corporal (47%). Ao todo, cerca de 2 mil produtos serão vendidos com imposto zero, o que representa uma economia significativa para as famílias mineiras. E nos dias 6 e 7 somente, o consumidor poderá levar dois medicamentos genéricos pagando somente um.
Fazer a campanha chegar às 320 lojas Araujo espalhadas por Minas Gerais envolve uma operação complexa. Amanda explica que a preparação para o Dia Livre de Impostos envolveu desafios para garantir preços justos que refletissem a verdadeira redução. “Além disso, os bastidores incluem gerenciar estoques de forma eficaz e planejar uma estratégia de marketing abrangente para alcançar milhões de pessoas em Minas Gerais”, comenta. Também foi preciso preparar a equipe da empresa, hoje composta por mais de 12 mil colaboradores, para atender um fluxo maior de clientes no período.