fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Divinopolitana pede ajuda por mãe internada em Pitangui com pé necrosado

Divinopolitana pede ajuda por mãe internada em Pitangui com pé necrosado

Image

Uma moradora de Divinópolis está pedindo ajuda para sua mãe, que está internada em um hospital em Pitangui com o pé necrosado. Maria Fernandes de Souza, de 88 anos, está na Santa Casa de Misericórdia desde o dia 4 de dezembro.

A filha da paciente conta que a mãe fez uma cirurgia de retirada dos dedos do pé, mas não cicatrizou devido a uma angioplastia. O médico responsável pelo caso já cadastrou a paciente no Sistema Único de Saúde (SUS), mas ela ainda não conseguiu um leito no CTI para fazer a amputação do pé.

“A situação dela é gravíssima. Ela está com a veia da perna entupida e o pé necrosado. No tempo que ela está aguardando, ela já perdeu metade do pé e pode perder metade da perna”, disse a filha.

A família da paciente já entrou na Justiça para tentar agilizar o atendimento. No dia 13 de dezembro, o juiz deferiu o pedido de liminar. Já na quarta (20), houve uma nova determinação judicial, ordenando a transferência em 24 horas. Caso contrário, haveria o bloqueio do hospital. Porém, até o momento, a filha da paciente afirmou que nada aconteceu.

O que diz as autoridades?

A redação do Portal MPA entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Superintendência de Divinópolis. Em nota, o órgão afirmou que já está a procura de uma vaga que atenda as necessidades da paciente.

A SES-MG ainda esclareceu que as transferências ocorrem por meio de um fluxo regulatório estabelecido para os casos de urgência e emergência. Ou seja, a instituição de origem identifica a necessidade de transferência do paciente, procede com a solicitação no sistema informatizado de regulação, o SUSfácil-MG, gerando um laudo de solicitação a ser atendido pelas Centrais Macrorregionais de Regulação Assistencial.