fbpx
Pular para o conteúdo

Divinópolis contabiliza um desaparecido a cada 5 dias em 2024

Divinópolis contabiliza um desaparecido a cada 5 dias em 2024
Saiba mais

Divinópolis tornou cenário de muitos casos de pessoas desaparecidas. Segundo pesquisa feita pelo MPA, a cidade já contabiliza um desaparecido a cada 5 dias em 2024. Em menos de 3 meses, neste ano, mais de dez pessoas desapareceram no município.  Algumas foram localizadas e outras não tiveram o mesmo desfecho e vieram a óbito. Tem casos que ainda não há respostas.

Esse crescente número de desaparecimentos no município tem gerado grande preocupação. A família fica angustiada na espera de encontrar o seu familiar o mais rápido possível.

No mês de janeiro deste ano, foram 3 desaparecidos. Alex Júnio Coelho Costa está desaparecido há mais de 2 meses. A mãe de Alex, que é moradora de São Gonçalo do Pará, Fátima Coelho, contou co MPA que ele reside sozinho no bairro Floresta e possui uma tatuagem no braço direito com o nome dela, usa aparelho nos dentes e tem 1,85 m de altura. Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Militar. Mas, até o momento ele não foi localizado.

Outro desaparecido em janeiro, trata-se de Rodrigo Tavares, de 45 anos. Ele desapareceu no dia 07 de janeiro e ainda não foi localizado. Segundo a prima de Rodrigo, ele foi visto pela última vez no centro de Divinópolis, usando uma calça e blusa verde. A família de Rodrigo informou que o homem não é usuário de drogas e não está com documentos, apenas com o celular.

O terceiro desaparecido no mês de janeiro é Juliano Antônio dos Santos, morador de Divinópolis. Ele está desaparecido desde o último dia 30 de janeiro, quando foi visto pela família. Juliano convive bastante na região dos bairros São José e São Judas Tadeu. Os parentes pedem a ajuda da população da região para que o encontrem.

O mês de fevereiro, foi o mês que mais apresentou desaparecidos. Foram 5 pessoas desaparecidas em Divinópolis. No dia 03 foi contabilizado o desaparecimento de Vinícius Vilela, o qual foi visto pela última vez no dia 03 e fevereiro. Ele foi encontrado posteriormente.

Ainda no dia 03 de fevereiro, familiares de Amanda Cristina, entraram em contato com o MPA, informando o sumiço de Amanda e relatando que ela foi vista pela última vez na conveniência Hora Dez, localizada na rua Goiás, no bairro Santo Antônio. Amanda foi localizada no domingo (4).

Adilson Pereira Guerra, de 49 anos, morador de Divinópolis, desapareceu no dia 9 de fevereiro, sendo visto pela última vez no bairro Jardim das Oliveiras. Neste caso, ele foi localizado pelos familiares no dia 11 de fevereiro.

No dia 15 de fevereiro, foi feito o registro do desaparecimento de Nayara, adolescente de 15 anos. De acordo com uma amiga da família, Nayara saiu no dia 15 e foi para Perdigão, quando desceu do uber e não foi mais vista. A menina estava com o celular e documentos, todos tentaram contato com ela por celular e encontrava-se desligado. Ela estava vestindo uma blusa rosa e short preto. A família fez o registro do boletim de ocorrência.

No dia 17 de fevereiro, foi registrado o desaparecimento do adolescente Fernando Júnior, de 15 anos, morador de Divinópolis. Mas, ele foi encontrado posteriormente. Neste caso, a família não deu mais detalhes.

Mês de março:

O mês de março iniciou já com o desaparecimento de Valdete Castro Ferreira, de 75 anos. Ela desapareceu no dia 1º de março, mas foi localizada na tarde do mesmo dia. O jovem Paulo Victor Pereira da Silva Viriato, de 25 anos, que estava desaparecido desde a noite do dia 04 de março, no bairro Jardim Copacabana, em Divinópolis, foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (05). A Polícia investiga este caso.

No dia 05 de março, houve o registro do desaparecimento de Breno Cândido. Ele desapareceu no dia 05 de março, porém, em seguida, familiares o encontraram. Entretanto, familiares de Ivanil Barbosa, de 56 anos, entraram em contato com o MPA, pois ele foi visto pela última vez no dia 06 de março no bairro São Simão. Conforme a família, ele está tomando medicação e fazendo tratamento no Sersam. A cunhada contou que ele não está com documentos e está de bermuda marrom e camisa cinza. Quem tiver alguma informação a respeito de Ivanil, entrar em contato pelos números (37) 988229598 ou (37) 988089374.

Desses desaparecidos, quantos foram localizados:

Ao todo, dos 12 desaparecidos em menos de 3 meses no ano de 2024, seis foram localizados, sendo Juliano Vilela, Amanda Cristina, Breno Cândido, Valdete Castro, Adilson Pereira Guerra e Fernando Júnior. Um dos casos o desfecho foi o óbito, sendo o caso de Paulo Victor Pereira da Silva Viriato, de 25 anos.

O que diz a Polícia Civil sobre esses casos de aumento de desaparecidos em Divinópolis?

Dados de 2023: Desaparecidos involuntários: pessoas que, por problemas de saúde ou outras circunstâncias, não conseguem retornar para casa. Desaparecidos voluntários: pessoas que, por diversos motivos, como problemas sociais (dívidas, ameaças), decidem não serem encontradas. Casos de ausência de comunicação: pessoas que, por um período de tempo, simplesmente deixam de se comunicar com seus familiares e amigos. A internet, com suas redes sociais e ferramentas de comunicação instantânea, tem sido fundamental para a rápida divulgação de informações sobre desaparecimentos. No entanto, essa mesma rapidez pode gerar uma falsa sensação de aumento no número de casos, pois nem todas as informações divulgadas são confirmadas. Apesar de todas as nuances e particularidades, é importante que a comunidade esteja atenta a qualquer sinal de desaparecimento, especialmente em relação a grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e adolescentes. Vizinhos, amigos e familiares devem se unir e manter um olhar atento.