fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Divinópolis ainda longe de atingir meta de cobertura contra paralisia infantil

Divinópolis ainda longe de atingir meta de cobertura contra paralisia infantil

Image

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou no último sábado (8/6), o “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra Paralisia Infantil. A ação aconteceu em 14 unidades básicas de saúde e teve, como principal objetivo, realizar a vacinação das crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil.

Durante a campanha, os profissionais de saúde aproveitaram para avaliar e colocar em dia a caderneta de vacinação. Ao todo, foram administradas 1.770 doses de vacinas, sendo 625 doses contra paralisia infantil, 676 doses contra gripe e 469 doses de outros diversos imunizantes. A cobertura vacinal da campanha contra paralisia infantil, em crianças menores de 5 anos, encontra-se em apenas 20,29% e a meta é atingir 95% das 11.744 crianças.

Tércio de Faria Leão, enfermeiro supervisor da Central de Imunização, ressaltou a importância da adesão dos pais às campanhas de vacinação. “O município tem trabalhado muito para facilitar o acesso à vacinação contra paralisia infantil. Realizamos diversas ações fora da unidade de saúde como ações de vacinação em praças e escolas. Além disso, pensando nos pais que encontram dificuldades em razão do trabalho, a vacina também está sendo disponibilizada nas unidades Saúde na Hora que possuem funcionamento em horário estendido. No entanto, é fundamental a conscientização e adesão dos pais para que consigamos atingir uma cobertura vacinal adequada, que nos coloque na condição de município sem risco para a reintrodução da paralisia infantil”, alertou.

A campanha de vacinação contra paralisia infantil continua até o dia 14 de junho, a vacina encontra-se disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, incluindo as 10 unidades do programa “Saúde na Hora” que ofertam a vacina até às 21h.

Vacinação contra a Gripe

A campanha contra gripe também continua e está disponível para toda a população acima de 6 meses de idade. Para ser vacinado, basta procurar qualquer uma das unidades básicas de saúde com um documento de identificação e, se possível, com a caderneta de vacinação.

O município de Divinópolis já administrou 52.787 doses de vacina contra gripe. No entanto, a cobertura vacinal nos grupos prioritários, que incluem, principalmente, os idosos, as gestantes e as crianças, ainda se encontra em 47,19%. O percentual de cobertura municipal está acima da cobertura nacional (39,49%), mas ainda inferior à meta estabelecida que é de 90% de cobertura vacinal nos grupos prioritários.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x