Pular para o conteúdo

Copa Zumbi dos Palmares de Futebol Amador será realizada neste dia 20

Image

Será realizado no próximo domingo, 20, no campo do Quilombo, a Copa Zumbi dos Palmares de Futebol Amador em Divinópolis. O evento faz parte do Projeto de Extensão Futebol Popular: educação das relações étnico-raciais no Esporte da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O nome do campeonato homenageia o dia da Consciência Negra.

Quatro equipes estão na disputa: A.E.C. Quilombo, A.E. Mata FC, OAB 48ª Divinópolis e Proletários FP. A competição será desenvolvida no formato “mata-mata” classificatório onde cada jogo terá duração de 25 minutos, cada tempo. Caso haja empate a decisão será nos pênaltis.  As equipes classificadas disputarão a final da Copa Zumbi dos Palmares e a equipe vencedora receberá uma Taça que será entregue por representantes do movimento negro — explicou a organização do evento em nota.

Ainda de acordo com a organização do evento, a Copa Zumbi dos Palmares é um evento de natureza esportiva que tem o objetivo de “estimular a participação da comunidade e dos estudantes da UEMG em atividades de natureza extra-acadêmica, criando oportunidade para o desenvolvimento integral dos indivíduos a partir da perspectiva da educação das relações étnico-raciais no Esporte.”

 

Quilombo
O Quilombo, na zona rural de Divinópolis é m local que no passado foi esconderijo de negros fugitivos, objetos foram encontrados, mas não conservadas. Ruínas de um muro de pedras ainda persiste, embora a construção da BR 494 tenha danificado a estrutura histórica. Aqueles que ali estavam, com a chegada dos primeiros moradores, foram obrigados a abandonar o local, não possibilitando saber onde estão os descendentes.