fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Pacientes que marcaram cirurgia de catarata e não compareceram correm risco de perder vaga

Pacientes que marcaram cirurgia de catarata e não compareceram correm risco de perder vaga

Image

Os interessados em realizar cirurgias de catarata devem comparecer nas Unidades de Saúde mais próximas de suas residências. Os pacientes que marcaram a operação e não compareceram para os exames finais correm risco de perder a vaga.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em 2019, foram chamados 1,3 mil pessoas e realizadas 736 cirurgias de cataratas nos mutirões. Entretanto, 564 pessoas não compareceram, sem apresentar justificativa.

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho), que dificulta a execução simples da visão. A cirurgia é a única forma de curar a doença e é indicada para todos os seus estágios. A operação dura aproximadamente 15 minutos.

No Brasil, 350 mil pessoas apresentam cegueira por causa da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia.

Os pacientes que aguardam a cirurgia de catarata devem ser avaliados por um oftalmologista. O médico deverá realizar uma série de exames como acuidade visual, fundo do olho, pressão intraocular, topografia da córnea, ultrassonografia do globo ocular e um exame para cálculo da lente intraocular a ser implantada. O telefone para mais informações é 3229 6800 (Semusa).

Foto: PMD