fbpx
Pular para o conteúdo

Fossa de esgoto vaza e atinge nascente em bairro de Divinópolis

Três fossas da Copasa no bairro Santos Dumont tem causado um tremendo transtorno. Tantos pros moradores quanto ao meio ambiente. Isso porque uma das fossas está vazando e o esgoto, seguindo diretamente para uma nascente, causando um enorme desequilíbrio ambiental.

A rua Acilino Diniz Moreira tem o trânsito bem tranquilo, mas todo o esgoto gerado pelas residências vem pra essas três fossas. Funciona como uma espécie de escadinha, de um reservatório, o esgoto vai pro outro. Como se não bastasse o odor constante, quem mora aqui ainda convive com o lixo, que consequentemente acaba parando onde não deveria. Sem contar os riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue. Na placa da companhia de saneamento, está evidente, a entrada é proibida, mas na lateral das fossas, não existe cerca pra delimitar o terreno.

Responsáveis pela coleta dos dejetos informaram à nossa reportagem que três vezes na semana, esse caminhão vem ao local retirar o esgoto. O tanque tem capacidade para armazenar até nove mil litros de dejetos. Inclusive, por incrível que pareça na manhã desta sexta-feira, funcionários da companhia de saneamento roçavam o mato alto que contornava as fossas. Mas as irregularidades vão muito além. Uma nascente está comprometida devido à contaminação pelo esgoto.Mas antes de chegar lá, a água da nascente misturada com o esgoto passa por algumas propriedades, encontra no caminho as garrafas pets e o fruto da nossa ingratidão. Depois gera esse caos na rua Olimpio Gomes Branquinho, ligação entre os bairros Nova Holanda e Santos Dumont.

De acordo com o município, um trabalho paliativo está sendo feito para tapar os buracos, uma vez que linhas de ônibus também passam por aqui. Mas só tapar os buracos não vai resolver. A água da nascente deveria seguir outro percurso por manilhas ou em alguma espécie de galeria.