fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Após vídeo mostrar testes de Covid-19 e vacinas armazenados junto com comida, prefeitura de Divinópolis promete responsabilizar servidores e reforma na rede de frio

Após vídeo mostrar testes de Covid-19 e vacinas armazenados junto com comida, prefeitura de Divinópolis promete responsabilizar servidores e reforma na rede de frio

Image
vídeo mostra gelo usado no armazenamento de vacinas e testes em geladeira de posto de saúde junto com comida. Reprodução/redes sociais

vídeo mostra gelo usado no armazenamento de vacinas e testes em geladeira de posto de saúde junto com comida. Reprodução/redes sociais

A prefeitura de Divinópolis se posicionou, nesta quinta-feira (21), sobre  as vacinas e testes de COVID-19 encontrados dentro de uma geladeira na cozinha do posto de saúde do bairro Bom Pastor. A vereadora Lohanna França (CND), divulgou nas redes sociais na última sexta-feira (15), um vídeo registrado pela parlamentar durante uma visita a unidade de saúde.

Nas imagens, Lohanna explica que as bolsas de gelo utilizadas para manter a temperatura das vacinas eram armazenadas na mesma geladeira utilizada pelos servidores, porque o posto não tem um local adequado para armazenar especificamente este material. É possível ver diversas embalagens com alimentos na geladeira. Lohanna ficou surpresa ao flagrar o armazenamento de testes de Covid-19 junto destes alimentos na geladeira. Os testes não haviam sido utilizados, porém, estavam armazenados de forma incorreta.  

Em nota a prefeitura atribuiu a responsabilidade aos servidores e classificou como “falha técnica”. O órgão disse que a geladeira estava sendo utilizada para armazenar alimentos por “falta de demanda específica da saúde” e que a partir da descentralização para realizar dos testes, o recipiente deveria ter sido liberado para priorizar o que “lhe é típico”. O órgão também afirmou que a reestrutura da rede de frios está sendo providenciada e há processo licitatório em andamento para a compra de refrigeradores.

Leia a nota na íntegra:

Após tomarmos ciência da prática de armazenamento simultâneo dos mencionados kits e de alimentos e congêneres, a gestão tomou providências imediatas para sanar o problema, tendo providenciado imediatamente a disponibilização de equipamento exclusivo para armazenamento dos insumos de saúde.

Entretanto, é preciso ressaltar que tratou-se de falha técnica dos servidores da unidade de saúde, notadamente daqueles a quem compete garantir a prevalência das boas práticas no âmbito da unidade, uma vez que, embora o refrigerador, em momento pretérito e em razão da ausência de demanda específica da saúde, estivesse sendo utilizado para armazenamento de alimentos, quando a descentralização da realização dos testes foi deliberada, o armazenamento dos testes teria que ter sido tratado com a prioridade que lhe é típica.

Importante ressaltar, não obstante o acontecido, que o armazenamento dos testes no refrigerador em questão não compromete a coleta, visto que os frascos contendo reagente não haviam sido violados e que, após coleta da amostra, os testes são remetidos imediatamente ao laboratório.

Em relação à ocorrência em comento, informamos que a equipe de saúde responsável pelo armazenamento dos insumos foi devidamente advertida quanto ao ato e que já se encontra em fase de elaboração (fase interna) um processo licitatório para aquisição de refrigeradores para guarnecer as unidades de saúde, com o intuito de evitar que prática semelhante se reitere.

Por fim, destacamos que a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início desta gestão, tem se empenhado para equacionar os problemas identificados e tem enredado esforços para solucionar, sobretudo, aqueles em relação aos quais possuímos plena governabilidade.

Decerto que o agravamento da pandemia no primeiro quadrimestre de 2021 aprazou a conclusão do inventário de inconformidades/inconsistências, tanto das rotinas e processos de trabalho, quanto da (infra)estrutura das unidades assistenciais (rede física, equipamentos). No entanto, a melhoria do cenário epidemiológico já nos tem permitido prospectar e executar ações corretivas, dentre as quais ressaltamos a manutenção da Rede de Frio do Município, sobretudo neste momento de protagonismo da vacinação contra o Covid-19.

Sendo estes os esclarecimentos que julgamos pertinentes, reforçamos nosso apreço pelas boas práticas organizativas e de segurança nos serviços de saúde, bem como nosso compromisso com oferta de uma assistência qualitativamente adequada aos usuários do Sistema Único de Saúde”.

Reprodução/redes sociais