fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Direto da AMIRT
  • 39º Congresso Mineiro de Municípios: AMM movimenta cenário político de Minas Gerais nos dias 4 e 5 de junho  

39º Congresso Mineiro de Municípios: AMM movimenta cenário político de Minas Gerais nos dias 4 e 5 de junho  

Image

Encerramento de mandatos, eleições municipais e o futuro das cidades” é o tema principal do evento neste ano

Com a expectativa de reunir mais de dez mil participantes, o 39º Congresso Mineiro de Municípios acontece nos dias 4 e 5 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. Promovido anualmente pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o evento movimenta o cenário político mineiro, com a presença de autoridades, agentes municipais e políticos renomados para discutir questões essenciais relacionadas ao futuro das cidades e às eleições municipais.

Os participantes do maior evento municipalista estadual do país terão acesso a mais de 300 temas de palestras com discussões relevantes ao dia a dia da administração pública, com foco no encerramento de mandato, nas eleições municipais e no futuro das cidades. Serão oferecidas orientações, debates e fóruns sobre temas pertinentes à gestão pública, proporcionando aos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agentes da gestão pública municipal, formadores de opinião; imprensa e sociedade civil, acesso a informações privilegiadas e formas modernas de gestão de recursos e projetos.

“A expectativa é grande para esta edição, pois estamos diante de um momento crucial para as gestões municipais, em que a transição de mandatos e as eleições municipais são temas de extrema relevância. O futuro das nossas cidades está em jogo, e é essencial que estejamos preparados para enfrentar os desafios que se apresentam. É uma oportunidade única para discutirmos estratégias, compartilharmos experiências e nos capacitarmos para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida em nossos municípios”, destaca o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

Medalha e comenda
Um dos momentos esperados do Congresso é a entrega das principais homenagens concedidas pela AMM às autoridades que se destacaram na defesa dos municípios de Minas Gerais. A homenagem acontece durante abertura solene, que contará com a presença do governador Romeu Zema; do presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite, e das principais autoridades do estado.

A Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo é reconhecida como a mais alta condecoração conferida pelos prefeitos mineiros às personalidades e entidades que contribuem com o seu trabalho em favor do municipalismo. E a Comenda Especial do Mérito Municipalista, que é concedida pela AMM a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento dos municípios mineiros.

Feira para o Desenvolvimento dos Municípios
Juntamente com o Congresso Mineiro de Municípios, a AMM promove a Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, que conta com a participação de expositores das mais diversas áreas. No local, estarão reunidas instituições, empresas e prestadores de serviços, que acreditam no potencial dos municípios mineiros e na capacidade de obter melhores resultados das administrações. Um momento oportuno para se difundir conhecimento, fazer intercâmbio de experiências e interagir com os participantes dos diferentes setores que integram a administração pública, além de fazer contatos com potenciais investidores.

Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal
Os participantes do 39º Congresso Mineiro de Municípios poderão conferir também a entrega do “12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, às 17h do segundo dia, quando serão informados os vencedores da edição. Em 2024, o Prêmio contemplará quatro eixos: Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde.

A premiação oferecida pela AMM visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.

Eleições Municipais
No dia 5 de junho de 2024, o Palco Minas Gerais será o epicentro de discussões fundamentais para as eleições municipais deste ano com o encerramento do Projeto Antes do Voto, promovido pelo TRE-MG em parceria com a AMM. O evento, intitulado “Fórum Eleições Municipais 2024”, reunirá autoridades, especialistas e profissionais do direito eleitoral para uma série de palestras e debates que visam esclarecer aspectos cruciais do processo eleitoral.

O evento começa às 9h com a abertura conduzida por Dr. Marcos Vinicius, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, acompanhado por Octavio Augusto de Nigris Boccalini, Desembargador e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais (TRE-MG), e Joemilson Donizeti Lopes, Desembargador e Diretor Executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG.

Comunicação nas eleições  
No dia 5 de junho, o Auditório AMM será palco de um evento essencial para a compreensão das estratégias de comunicação nas eleições municipais: o Fórum “Comunicação é o Foco nas Eleições Municipais”. A programação do evento é pensada para discutir as mais modernas e eficazes práticas de comunicação e marketing eleitoral.

O evento começa às 13h30 com a palestra “A eleição da polarização?”, conduzida por Felipe Nunes, Diretor da Quest e comentarista da Globo News.

Mulheres municipalistas
Sensibilizar as pessoas sobre a importância da participação feminina na política, especialmente em ano eleitoral. Este será o objetivo do “Encontro de Mulheres Municipalistas: liderando com inovação e inclusão”, no dia 4 de junho, às 15h30, no 39º Congresso Mineiro de Municípios.

“Convidamos mulheres de toda Minas Gerais, com trajetórias distintas, para que, por meio de perguntas norteadoras, possamos gerar um debate”, afirma a presidente do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski, que será uma das expositoras do Encontro em Belo Horizonte. Outra palestrante será a assessora especial de governo da prefeitura de Coronel Fabriciano, Flávia Freitas, ressalta a importância da atuação da mulher na política, da participação feminina nas eleições e, sobretudo, de participarem de ações e de eventos como a Marcha e o Congresso Mineiro de Municípios.

Serviços AMM
Além dos seminários e palestras técnicas, a AMM disponibilizará um espaço, dentro do Congresso, dedicado ao atendimento técnico especializado aos gestores e servidores municipais, dentro das diversas áreas da administração pública. No espaço, os participantes também poderão conhecer mais os serviços oferecidos pela entidade, com a apresentação dos produtos que otimizam a gestão pública, como o Observatório AMM, o Diário Online, o AMM Licita, o Portal das Transferências, entre outros.

Programação e inscrições

O post 39º Congresso Mineiro de Municípios: AMM movimenta cenário político de Minas Gerais nos dias 4 e 5 de junho   apareceu primeiro em Portal AMIRT.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x