fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Limpe os ralinhos…

Image
Retirado do Site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/ao-ar-livre-area-arvores-atmosfera-551615/

Chuvas a atemporais são sinal de alerta. Muitas vezes quando acontecem no período do inverno, ou seja, na época da estação seca elas são extremamente catastróficas ou desastrosas.

Apocalipse 22.10-17

Retirado do Site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/ao-ar-livre-area-arvores-atmosfera-551615/

Há alguns dias choveu em algumas cidades do país, a chuva foi serôdia, calma, serena. Para quem gosta do barulho da chuva no telhado especialmente à noite com certeza foi gratificante. Por sua forma não ocasionou grandes estragos, por sua característica não trouxe desespero neste momento onde vírus são espalhados pelo ar. Agora imagine como seria uma contaminação agravada nas águas das precipitações atmosféricas?

Para que chuvas atemporais não ocasionem mais más notícias nos telejornais brasileiros, precisamos fazer algumas coisas. Primeiro precisamos verificar os ralinhos de nossa casa, especialmente das áreas externas onde a água da chuva deve fluir livremente. Precisamos também desobstruir as saídas de água das ruas e locais abertos, a fim de que a água escoe livremente e alcance o leito dos rios, nascentes, lagos, lagunas e o mar (ou oceano se preferir).

Necessitamos fazer pequenos reparos e vistorias, observando telhas que devido à dilatação podem ter trincado, ou que por algum evento possam ter sido danificadas. Faz-se necessário a verificação das vedações e janelas, e vidros que possam estar quebrados. É preciso verificar se vidros de carros estão permanecendo fechados, mesmo que ele esteja estacionado em casa, pois muitas garagens ainda são descobertas. Eu já tive meu carro inundado, pois, um passageiro deixou a janela traseira um pouco aberta e eu estava atrasado para trabalhar e não verifiquei direito. De fato precisamos estar preparados para o repentino.

São João (o apóstolo amado) recebe boas notícias sobre a nova Jerusalém que descerá dos céus, mas antes de finalizar ou selar o livro de Apocalipse ele é advertido. O Senhor alerta sobre continuarmos a praticar nossos atos seja de justiça ou injustiça. Na verdade é um alerta em tom irônico. Não que o Senhor esteja dizendo continue sendo mal, ou continue praticando o que é injusto, mas ele deseja que façamos uma reflexão sobre nossos atos, façamos algumas verificações, tomemos uma atitude.

Ele diz, eis que venho sem demora e minha recompensa será dada conforme a obra de cada um. Portanto é hora de olhar os “ralinhos”, fazer “reparos”, verificar se estamos “cobertos”. Retirar a sujeira que há no nosso coração através da purificação no sangue do Cordeiro. É preciso reparar as frestas, os buracos que permitem infiltração do mal em nosso coração. Isso significa julgar o que vemos, ouvimos, falamos, omitimos e praticamos. Será que existem atitudes que necessitam ser reparadas? E finalmente ter certeza e convicção que o sangue do Filho de Deus derramado na Cruz cobriu nossas iniquidades e nos concedeu vida, perdão e esperança. Não sendo merecimento nosso, mas a manifestação do grande amor de Deus.

Da mesma forma como a chuva temporã cai Jesus voltará. Ele virá num piscar de olhar, e somente quem estiver lavado e remido no sangue do Redentor estará propício a subir com ele. Você tem tempo para essa entrega, para essa certeza, para não ser surpreendido, basta ouvir os “sons da chuva”, ou melhor, as “evidências da volta de Cristo” e aceitar o “dom de Deus” para sua vida. Pense nisso, e esteja preparado.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que está atento ao som da chuva.