fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: Ações da Petrobras: os principais papéis e as diferenças entre eles

Finanças: Ações da Petrobras: os principais papéis e as diferenças entre eles

Image

A Petrobras é uma das principais instituições brasileiras e muito conhecida no mercado financeiro nacional e internacional.  Devido a sua importância econômica para o país, muitos investidores desejam comprar ações da Petrobras para conseguir lucrar com a sua valorização e distribuição de dividendos.

A empresa de extração e refino de petróleo em território brasileiro tem uma estrutura sólida, ainda que passe por crises. Por isso, chama a atenção dos investidores por apresentarem algumas das ações com maior liquidez da bolsa brasileira.

Ao procurar pelas ações da Petrobrás, encontramos duas opções, a PETR3 e PETR4. Afinal, o que significa cada uma e quais as principais diferenças entre elas? Acompanhe o artigo para entender melhor.

Sumário

Quais são os tipos de ações da Petrobras?

A Petrobras conta com dois tipos de ações transacionáveis negociadas na B3:

  • PETR3 (Ação ordinária);
  • PETR4 (Ação preferencial).

Ambas têm diferenças importantes que devem ser consideradas ao investir nos papéis da empresa.

Ações ordinárias (PETR3): o que são

A PETR3 é um exemplo de ação ordinária (ON). Elas são muito comuns no mercado e os acionistas que possuem essas ações têm direito de voto nas Assembleias Deliberativas da instituição. Dessa forma, têm participação na tomada de decisões, como escolha dos diretores, alterações no estatuto, entre outras.

No entanto, essa participação é proporcional ao volume de papéis adquiridos. Ou seja, investidores minoritários, com poucos papéis, têm voto de menor peso, não impactando nas estratégias da empresa. Já aqueles com um grande volume de ações podem ter uma influência maior.

No caso da Petrobrás, o Governo Federal é o acionista majoritário, então, toma as principais decisões que impactam a instituição.

Acionistas com ações ordinárias da Petrobras têm direito de voto nas Assembleias.

Outra característica da PETR3 é a tag along. Uma proteção que oferece ao acionista a possibilidade de vender as ações por um valor próximo ao oferecido aos sócios majoritários, caso aconteça a venda ou mudança no controle da instituição.

Por outro lado, caso a empresa decrete falência, os acionistas ordinários não recebem de forma prioritária os direitos das ações e os juros ou dividendos.

Ainda, vale apontar que o nome desses papéis é PBR, na Bolsa dos Estados Unidos e XPBR na Espanha.

Ações preferenciais (PETR4): o que são

Já as ações PETR4 são chamadas de ações preferenciais (PN). Ela garante ao investidor a preferência no pagamento de dividendos e compensações. Além disso, também há preferência no pagamento de ações, em caso de falência da Petrobrás.

Nesse caso, os acionistas não têm direito ao voto, portanto, não interferem em qualquer decisão da empresa. Por outro lado, se a instituição não pagar dividendos por três anos seguidos, eles passam a ter o direito de voto.

As ações PETR4 são títulos exigíveis, sendo assim, a Petrobras pode comprar de volta as ações em qualquer momento, sem precisar de nenhuma justificativa ao acionista.

Por fim, na Bolsa dos Estados Unidos, essa ação é encontrada como PBRA. Já na Bolsa da Espanha seu nome é XPBRA.

Qual é a diferença entre PETR3 e PETR4?

A principal diferença entre a PETR3 e PETR4 é que enquanto a primeira oferece ao acionista o direito ao voto na tomada de decisões da instituição, a segunda concede preferência no pagamento de dividendos.

Veja no quadro abaixo o resumo das principais diferenças entre ambas ações:

PETR3 PETR4
Direito de voto nas Assembleias Deliberativas Sim, proporcional ao volume de ações Não. Apenas se a instituição não pagar dividendos por 3 anos consecutivos
Preferência no pagamento de dividendos Não Sim
Proteção tag along Sim Não
Títulos exigíveis Não Sim
Preferência no pagamento em caso de falência Não Sim

Geralmente, as ações preferenciais, PETR4, apresentam uma maior liquidez. No entanto, os papéis da Petrobras costumam ter alta procura, tornando a liquidez de qualquer ativo fácil e rápida.

Ainda, enquanto a PETR4 costuma apresentar melhores retornos se tratando de dividendos, a PETR3 frequentemente têm uma maior valorização.

Conclusão

Neste artigo conhecemos as ações da Petrobras, PETR3 e PETR4, e entendemos as diferenças entre elas.

A PETR3 é uma ação ordinária (ON) que oferece aos acionistas o direito de voto nas Assembleias Deliberativas da instituição, podendo assim participar da tomada de decisões. O investidor também pode vender as ações por um valor próximo ao oferecido aos sócios majoritários se a instituição for vendida ou passar por mudança na gestão.

Já a PETR4 é uma ação preferencial (PN) que garante ao investidor a preferência no pagamento de dividendos e compensações, apesar de não ter direito ao voto. Essas ações são títulos exigíveis, que permitem que a Petrobrás compre de volta as ações em qualquer momento.

Ambas ações têm potencial e merecem sua atenção. Entenda o mercado e conheça seus objetivos antes de decidir em qual investir.

Postado originalmente por: Nord Research