fbpx
Pular para o conteúdo

Blog do Leo Lasmar – Cruzeiro está pronto para a Copa do Brasil?

Image

É começo de trabalho, com menos de dois meses. Mas o Cruzeiro 2022 é uma versão que demonstra muito mais confiança e dá mostras que pode colher frutos do que dos dois anos anteriores. O triunfo diante do Uberlândia, por 2 a 1, consolidou a equipe na liderança, em jogo de virtudes e pontos ainda a melhorar para a primeira etapa de decisões.

No domingo, contra o Villa Nova, o time poderá se garantir na próxima fase do Mineiro. Um resultado que ainda traria mais confiança para dois jogos posteriores de grande importância. O primeiro contra o Sergipe, na quarta-feira, pela Copa do Brasil. O segundo é o clássico com o Atlético-MG, logo depois.

Jogos que serão um divisor de águas: comprovará a consolidação do trabalho e os bons resultados outrora conquistados ou colocarão um pedra e questionamentos no caminho do trabalho do técnico Paulo Pezzolano.

O certo é que, enquanto este momento não chega, o Cruzeiro vai conseguindo consolidar seus resultados, terminando a terceira rodada seguida na liderança do Mineiro. Além disso, vem mostrando ideias de construção de jogos e força coletiva para reagir e criar alternativas.

O lado esquerdo celeste tem sido bastante utilizado e correspondido. De lá nasceram os dois gols contra o Uberlândia. Com Bidu (ou Rafael Santos), Waguininho e ora João Paulo, ora Adriano, o time levou perigo e se sobressaiu sobre o adversário. Foi assim também em outras partidas.

Diante do fechado Uberlândia, o time também soube acelerar o jogo, o que dificultou a recomposição adversária em uma eventual saída rápida da equipe celeste. Outra vez, a capacidade de reação do Cruzeiro 2022 também foi demonstrada.

Após levar o gol, o time continuou indo para cima e marcou um minuto depois. Aliás, a busca a todo tempo pelo gol é algo que o cruzeirense não via há muito tempo. Um time com espírito ofensivo. Ponto positivo, mas que deixa fragilidades.

O Cruzeiro mostrou, novamente, dificuldade na recomposição defensiva. Com os laterais avançando bastante, muitas vezes jogando numa linha de meio-campo, Eduardo Brock e Oliveira ficaram desguarnecidos em algum momento, junto de Willian Oliveira, primeiro homem de meio.

O time se mandava para frente, mas via o Uberlândia muitas vezes recuperar e criar possibilidades de perigo. O jogo dessa quinta mostrou que a equipe tem a virtude do ataque, mas ainda pode melhorar na recomposição e na mudança de estilo de jogo, dependendo da necessidade. Não é necessário atacar ou defender sempre. Logicamente, é início de trabalho, mas é um ponto a ser trabalhado.

Com as mudanças na segunda etapa, o Cruzeiro viu sua qualidade ofensiva cair um pouco, já que tinha uma equipe mais desentrosada e com alguns atletas já desgastados. Por isso, era preciso ter mais cuidado em alguns momentos de jogo.

Pontos a comemorar e outros para ficar atento. O Cruzeiro de 2022 tem muito a evoluir, mas vai mostrando gosto pelo jogo ofensivo e se consolidando novamente como protagonista do Estadual.

FUTEBOL MINAS FM