Rascunhos da Vida

Rascunhos da Vida: O Japão é aqui…

Postado em 16/03/2020 6:00

Como uma notícia de um vírus de fácil propagação muda a nossa percepção de muitas coisas. Muda-se costumes, atos, palavras, e até pensamentos.

Provérbios 19.2

Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/mask-1-1421421

Até parece que estamos no Japão, ao notar as pessoas se cumprimentando apenas com o encurvar da cabeça, ou um aceno a distância, a falta do toque, do beijo no rosto dado naqueles com quem temos muita afinidade (no caso dos mineiros, se fossemos cariocas seria comum beijas a todos com quem encontrássemos). Estamos evitando o contato do toque, a presença aglomerada, as idas e vindas de locais com grande concentração de pessoas. Tudo isso devido expansão abrupta do vírus COVID-19 (Coronavirus disease). A presença dele está fazendo com que muitos dos nossos hábitos sejam mudados ou pelo menos repensados.

A doença transmitida pelo vírus é grave para uma faixa etária de pessoas entre nós, nossas crianças e idosos, e isso realmente preocupa. Por isso comissões estão instruindo como proceder, ministérios estão se empenhando para não permitir a proliferação acelerada do vírus.

Então vemos conselhos eclesiásticos e diretorias de igrejas que em forma de cuidado estão mudando a liturgia dos cultos, fazendo-os mais abreviados, diminuindo os encontros semanais e transmitindo conteúdo sólido pelas redes sociais para seus membros a fim de ajudar na não propagação do vírus. Tudo isso por amor, por cuidado, por zelo.

Não podemos agir apressadamente deixando de congregar, mas podemos e devemos seguir os procedimentos estabelecidos pelas autoridades da área da saúde. Precisamos evitar propagar algo de forma repentina, mas ao mesmo tempo confiar plenamente no cuidado de Deus para com os seus. Devemos sim crer na proteção divina, mas ser prudente em nossos atos. O apóstolo Paulo precisou mudar seu trajeto para preservar sua integridade física, outros também, como o Rei Davi sentiram necessidade de ficar exclusos por determinado tempo para que sua vida fosse poupada, até mesmo Lutero precisou esconder-se para preservar sua integridade.

Portanto não deixe de amar, mas o faça orando. Neste momento deixe de visitar, mas ligue colocando-se a disposição. Evite o toque, mas propague o amor. Não se afaste das pessoas, mas procure aproximar-se pela oração, pelo clamor, pela união em um só pensamento para que Deus preserve nossos idosos e crianças, para que ele guarde nosso trabalho, nossa família e sustente-nos com sua destra de poder.

Pense nisso, e antes de agir reflita, pois como diz o autor de Provérbios quem se apressa com seus pés erra o caminho. Então caminhemos para o alvo, sabendo que o nosso alvo é Cristo.

Um grande e fraterno Oss*
Nos fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que confiante no Senhor irá cumprimenta-lo como um Japonês.

* Oss é o cumprimento dado nas artes marciais, e expressa respeito, simpatia e confiança.

Veja também
<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Rodrigo Fonseca Andrade

Rodrigo Fonseca Andrade é um microempreendedor, teólogo e professor de línguas clássicas (Grego Koinê e Hebraico Massorético). Casado com Sílvia e pai de João Victor e Isabelle. Com formação em Tecnologia, Meio Ambiente e Teologia. Tem como objetivo principal tornar o conhecimento teológico simples e abrangente. Sendo assim demonstra através de fatos da vida como Deus é soberano e dirige nossa história pessoal. Neste blog você lerá, lembrará e se identificará com muitos dos fatos bíblicos exemplificados de forma simples e objetiva.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!