Publicidade

Rascunhos da Vida

Rascunhos da Vida: Ferramentaria e a rosca soberba…

Postado em 10/12/2020 6:00

Alguns termos usados por determinados nichos profissionais muitas vezes nos confundem. É comum a existência de brincadeiras em alguns setores. A expressão “rebimboca da parafuseta” é muito usada para tentar iludir clientes de auto mecânicas que não conhecem o funcionamento básico de um veículo.

Tiago 4.6

Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/rusty-screws-1550948

Nesta pandemia coloquei a prova minha criatividade plena em resolver muitas coisas, especialmente por contenção de gastos. Precisei ser bombeiro e aprender o nome de reparos e peças que nem eu sabia da existência. Precisei fazer trabalhos com eletricidade tendo apenas conhecimentos rudimentares. Necessitei aprender como usar programas de conexão remota e reuniões virtuais, mesmo odiando aparecer em câmeras.

Advertisement

Mas um dos maiores desafios que eu tive foi ser carpinteiro e conseguir reparar a cama de um dos meus filhos. Ela quebrou por ser feita de papelão. Tudo bem que tem gente diz que é madeira e que se chama MDP. Mas para mim a sigla só confirma o que significa o termo. MDP é “muito de papel”, mas isso não vem ao caso. Em tempos normais geralmente eu apenas iria a uma loja, compraria outra cama e parcelaria o pagamento. No entanto como não posso confiar na entrada de valores advindos do meu trabalho, precisei usar de “recursos técnicos” (alguns vão chamar de gambiara) para reparar a referida cama.

Fui à loja de ferragens e como sabia bem o que precisava comprar, fui logo pedindo alguns parafusos de rosca soberba. Na hora do atendimento, fiz uma pergunta que me angustiava, “o que é, e como distinguir uma rosca soberba”? Conforme o especialista em ferramentaria a rosca soberba é a feita por um filete de rosca afiado e com maior espaçamento de um parafuso. Ele é afiado a fim de cortar a madeira abrindo espaço na mesma. Ele tem espaçamento maior para fazer com que a madeira seja o próprio fixador do parafuso. Esse tipo de parafuso tem uma resistência maior permitindo assim suportar peso e pressão. Aprendido tudo isso, eu voltei para casa, fiz o reparo, e de tão bom aguentará até que os recursos se estabilizem para a troca da mesma, ou até mais que o papelão usado anteriormente.

A palavra “soberbo” quando escrita em grego sugere alguém que por força de sua arrogância tenta impor-se sobre as demais pessoas. É aquela pessoa que nunca aceita que está errada, que não se dobra diante dos erros cometidos, e firmemente se coloca diante das pessoas apenas para poder afrontar, ou discordar de algo. Uma pessoa soberba não é aquela que se acha melhor, mas é aquela que tenta impor-se como detentora da verdade.

Isso não quer dizer que você não deva defender sua fé, seu pensamento, ou seus valores. Pelo contrário se você é um servo do Deus Altíssimo você nunca deve deixar de pregar a verdade e combater as falsas doutrinas que tentam entrar no seio da igreja de forma sutil. Mas você não deve tentar convencer as pessoas por sua persuasão, ou sua força, fazendo com que marcas se tornem permanentes na vida daquele que está junto a você. Ao contrário do soberbo, o humilde apresenta a sua fé e pensamentos com graciosidade, demonstrando que a salvação não é ato meritório nosso, mas um presente concedido por Deus ao amar o pecador de uma forma incondicional. Pense nisso, seja humilde no seu proceder e distancie-se dos soberbos, pois quem irá rejeitá-los será Deus e não você.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que está aprendendo a não ser e se distanciar de quem é soberbo.

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Rodrigo Andrade

Rodrigo Fonseca Andrade é um microempreendedor, teólogo e professor de línguas clássicas (Grego Koinê e Hebraico Massorético). Casado com Sílvia e pai de João Victor e Isabelle. Com formação em Tecnologia, Meio Ambiente e Teologia. Tem como objetivo principal tornar o conhecimento teológico simples e abrangente. Sendo assim demonstra através de fatos da vida como Deus é soberano e dirige nossa história pessoal. Neste blog você lerá, lembrará e se identificará com muitos dos fatos bíblicos exemplificados de forma simples e objetiva.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade