fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Cuidado com o que ingere.

Image
Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/strawberrys-and-icecream-1327929

Cuidados com a alimentação são necessários. Não podemos descuidar do que alimentamos, pois o alimento pode tanto equilibrar nosso organismo, quanto desequilibrar por completo.

Mateus 15.10-20

Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/strawberrys-and-icecream-1327929

Gorduras e açúcares são fontes de prazer, e trazem uma sensação de ganho, de calmaria, recompensa. Por isso, alguns tipos de alimentos são mais atraentes do que outros. Que sensação boa nós temos quando estamos chateados e comemos um bombom de boa qualidade. Ou quando participamos de um churrasco e temos ali uma costela gaúcha bem preparada, ou um corte de carne com uma capinha de gordura.

É claro que esses alimentos consumidos de forma desequilibrada farão o mesmo com nosso organismo. Trarão desequilíbrio aos órgãos internos, acumularão gordura, ou glicose nos vasos sanguíneos e forçarão o nosso corpo a trabalhar com uma sobrecarga tremenda. Portanto saber equilibrar o que temos ingerido fará com que tenhamos uma melhor qualidade de vida.

Jesus não estava dizendo para sermos relapsos quanto à higiene, especialmente em tempos de COVID. Mas estava chamando nossa atenção para a contaminação da nossa mente, de nosso espírito e alma. Ele estava reforçando aquilo que o Salmista já dizia no salmo primeiro, sobre saber com quem você está andando e o que tem trazido de comunhão para sua vida.

Hoje podemos estar sempre acompanhados mesmo estando a sós. A virtualidade, os meios de comunicação e as redes sociais nos permitem ver, ouvir e comunicar aquilo que não gostaríamos de receber e muito menos transmitir. Você pode ser influenciado pelo que ouve, vê, ou através das interações que você tem vivenciado. A contaminação da nossa alma pode ser feita através das redes sociais e dos meios de comunicação, mas com uma dose de equilíbrio, e também com uma boa condução do que vemos e ouvimos com certeza podemos ter uma vida mais equilibrada, e nos aproximarmos da vontade de Deus para conosco.

Cuidado com o que você tem consumido nas redes sociais, nos meios de comunicação, nos relacionamentos pessoais. Como o próprio Mestre nos alertou, o que sai da nossa boca faz parte do que está cheio o nosso coração. E para abastecer nosso coração só conseguimos através do ler, ver e ouvir. Então leiamos o que edifica. Vejamos o que abastece nossa alma. E ouçamos aquilo que nos preenche de verdade.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que está selecionando o que pode ingerir (e acaba apagando ou evitando muita coisa que não precisa).