fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Blog do Leo Lasmar
  • Blog do Leo Lasmar – Campeonato Mineiro 2022 – Conheça os participantes neste guia.

Blog do Leo Lasmar – Campeonato Mineiro 2022 – Conheça os participantes neste guia.

Image

FUTEBOL MINAS FM

Nesta terça-feira, começa a 108ª edição do Campeonato Mineiro. São 12 clubes em busca da taça. Villa Nova-MG e Democrata GV, que subiram do Módulo II, se juntam a Atlético, América, Cruzeiro, Tombense. Patrocinense, Uberlândia, URT, Athetic, Caldense e Pouso Alegre na disputa da elite do futebol mineiro.

A principal expectativa é pelo reencontro, em campo, dos três grandes de Belo Horizonte no Estadual. Com o Cruzeiro na Série B, os clássicos diante de Atlético e América voltam a ocorrer neste começo de temporada, após quase um ano do término do último campeonato.

Desfalque na edição passada, o torcedor volta aos estádios de Minas Gerais para a competição 2022. Ainda respeitando os cuidados com a Covid-19, foi acertado, entre a Federação Mineira de Futebol (FMF) e a secretaria estadual de Saúde, que a capacidade será de 20 mil torcedores nas duas primeiras rodadas.

Os 12 times participantes se enfrentarão em turno único. Os dois últimos colocados da fase classificatória serão rebaixados ao Módulo II. Os quatro melhores avançam para as semifinais, que serão em partidas de ida e volta.

A final vai ser disputada em jogo único, com mando de campo da FMF. A decisão tem data prevista para o dia 2 ou 3 de abril, conforme o regulamento.

Não haverá limite mínimo de capacidade dos estádios para a disputa das fases decisivas. Porém, o estádio precisa ser homologado para o uso do VAR (árbitro de vídeo), que será adotado a partir das semifinais.

O Troféu Inconfidência (disputa que reúne do quinto ao oitavo colocado da primeira fase) e a Recopa Mineira (que terá o campeão do interior – melhor time na classificação geral entre aqueles fora de Belo Horizonte – contra o vencedor do Troféu Inconfidência), duas competições paralelas criadas em 2020, estão mantidas nesta temporada.

Primeira rodada

  • 25/1 – Caldense x América  – 21h, no Ronaldão, em Poços de Caldas
  • 26/1 – Cruzeiro x URT – 17h, no Independência
  • 26/1 – Villa Nova-MG x Atlético – 19h, no Castor Cifuentes, em Nova Lima
  • 26/1 – Tombense x Pouso Alegre – 19h, no Almeidão, em Tombos
  • 26/1 – Democrata GV x Patrocinense – 20h, no Mammoud Abbas, em Valadares
  • 26/1 – Uberlândia x Athetic – 20h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia

O América chega ao Estadual com o peso de ter feito sua melhor campanha nacional em mais de 100 anos de história: se manteve na Série A e ainda conseguiu vaga inédita na Libertadores. Apesar de ter perdido seu principal jogador (Ademir) e outras peças importantes do time titular (como Eduardo Bauermann e Mauro Zárate – que saíram -, e Cavichioli, que fez cirurgia no coração), conseguiu ir ao mercado e chega reforçado para o Estadual.

Destaque: Juninho. É a grande liderança do elenco americano. Renovou, é capitão e tem grande importância tática, seja quando o time está com a bola ou sem ela.

Time-base: Jailson; Patric, Éder, Germán Conti e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Índio Ramírez; Everaldo, Felipe Azevedo e Wellington Paulista. Técnico: Marquinhos Santos 

O Athletic se transformou em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e disputará a elite do Mineiro pelo segundo ano seguido. O clube aposta no ex-atacante Roger como treinador

Destaque: Willian Mococa. O meia-atacante foi um dos principais nomes na campanha do ano passado e retorna ao clube após boa passagem pelo Uberaba.

Time-base: Lee; Diego Fumaça, Victor Sallinas, Sidimar e Vinícius Silva; Emerson, Kadu e Wallisson; Willian Mococa, Michael Paulista e Rafhael Lucas. Técnico: Roger.

O atual bicampeão do Campeonato Mineiro mantém seu favoritismo, ainda mais depois de ser campeão brasileiro e da Copa do Brasil de 2021. O Galo irá jogar as primeiras rodadas do Estadual com time alternativo, aumentando a pré-temporada para os titulares. Uma das atrações é o novo técnico, Antonio Mohamed.

Destaque: Hulk. O atacante foi o grande artilheiro do futebol brasileiro em 2021, com 36 gols. Com a saída de Diego Costa, agora tem todos os holofotes do sistema ofensivo para si.

Time-base: Everson; Mariano, Nathan Silva, Diego Godín e Guilherme Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Keno e Hulk. Técnico: Antonio “El Turco” Mohamed

A Caldense vem para o Campeonato Mineiro totalmente reformulada em relação a 2021. A primeira grande troca ocorreu no banco de reservas: o técnico Gian Rodrigues assumiu o lugar que era ocupado por Marcus Grippi desde 2019.

Destaque: Filipe Sousa. O lateral foi o capitão do time de Poços de Caldas em 2020, quando a equipe chegou à semifinal da competição.

Time-base: Renan Rinaldi; Filipi Sousa, Jonathan Costa, Lucas Mufalo e Mateus Muller; Guilherme Borges, Alemão, Igor Pimenta e Marcos Vinicius; João Diogo e Neto Costa. Técnico: Gian Rodrigues

O Cruzeiro chega bastante modificado para o Estadual. Sob o comando de Ronaldo Fenômeno, novo gestor do futebol, a Raposa anunciou 11 contratações e trouxe o técnico uruguaio Paulo Pezzolano. O time tenta voltar a disputar a final e vencer o Campeonato Mineiro após duas temporadas.

Destaque: Maicon. O zagueiro de 33 anos é sinônimo de experiência e liderança na Raposa. Umas das contratações para a temporada, ele chega como candidato a capitão do time. Além disso, conhece o clube por ter sido revelado pelo próprio Cruzeiro

Time-base:Rafael Cabral; Gabriel Dias, Maicon, Sidnei e Rafael Santos; Lucas Ventura, Pedro Castro, Giovanni e João Paulo; Waguininho e Thiago. Técnico: Paulo Pezzolano

Longe da elite do Campeonato Mineiro desde 2018, o Democrata GV está de volta à Primeira Divisão do Estadual. Paulo César Schardong é o técnico da equipe, que mira um lugar entre os 10 primeiros na fase de classificação.

Destaque: Filipe Carvalho. O atacante tem passagem recente pelo São Caetano, quando foi campeão do Paulista Série A-2.

Time-base: Lucão; Mateus Pivô, Rafael Caldeira, Matheus Carioca e Wesley; Gabriel Galhardo, Marquinhos Acreano, Matheuzinho e Yan Carlos; Felipe Carvalho e Pedrinho. Técnico: Paulo Schardong

O time de Patrocínio contratou o técnico Gustavo Brancão, com boa campanha no Módulo 2, pelo Tupynambás, na última temporada. A pretensão do Patrocinense é se manter na elite, depois de ter ficado em 10º lugar no Estadual do ano passado.

Destaque: Léo Costa. Conhecido no futebol paulista (foi um dos artilheiros do Paulistão de 2014 com a camisa do Rio Claro-SP), o meia jogará pela primeira vez o Campeonato Mineiro.

Time-base:Jacsson; Júlio César, Alisson Brand, Rayan e Caio Ribeiro; Michel Elói, Magno e Léo Costa; Nando, Aslen e Reis. Técnico: Gustavo Brancão.

O Pouso Alegre chega ao Mineiro para mais uma vez tentar ser surpresa. Campeão do Troféu Inconfidência em 2021, o time conseguiu para este ano vagas na Série D do Brasileiro e da Copa do Brasil. Com isso, o Dragão agora tenta pelo menos repetir a mesma campanha do ano passado.

Destaque: Cléber Gaúcho. O treinador assume o lugar de Émerson Ávila, que deixou o clube após o Estadual do ano passado.

Time-base: Cairo; Lucas Rodrigues, Luanderson, Caio Talarico e Foguinho; Fraga, Luan, Rodrigo e Iago; Igor Eto’o e Ebere. Técnico: Cléber Gaúcho

Atual bicampeão do interior, o Tombense tem se consolidado como quarta força do estado. O time conseguiu o acesso na Série C do Brasileirão em 2021, com o técnico Rafael Guanaes, que permanece no cargo. O objetivo do time de Tombos é novamente se classificar às semifinais do Estadual.

Destaque: Daniel Amorim. Ídolo do clube, o atacante está de volta ao Tombense após passagem pelo Vasco.

Time-base:Felipe Garcia; David, Moisés, Roger e Manoel; Alison, Rodrigo e Marquinhos; Everton Galdino, Ciel e Daniel Amorim. Técnico: Rafael Guanaes.

Em ano de centenário, o Uberlândia aposta todas as fichas no Campeonato Mineiro. O Estadual será a única competição do time em 2022. O objetivo da equipe é ter um desempenho completamente oposto ao da última temporada, quando terminou o Estadual em nono lugar.

Destaque: Cássio Ortega. Aos 30 anos, o atacante chega para ser o grande nome do centenário do UEC. Ele foi um dos principais jogadores do Tombense nas últimas temporadas.

Time-base:Roballo; Kellyton, Diego Silva, Bruno Maia e Mateus Mendes; Luanderson, Maicon Souza, Cássio Ortega e David Lazari; Felipe Pará e Daniel Ribeiro. Técnico: Chiquinho Lima

A URT chega sob o comando de Wellington Fajardo, técnico que levou o time ao vice do Troféu Inconfidência de 2021, após a equipe terminar a primeira fase do Estadual na quinta colocação. O Mineiro será o primeiro teste para o Trovão Azul, que também disputará a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Destaque: Jessé. O volante fez parte do time que deu o acesso à Série B para o Criciúma na última temporada.

Time-base: Gustavo; Ferrugem, Davy, Breno e Jhonathan Moc; Jessé, Iago Barbosa, Gindre e Evair; Cesinha e Daniel Passira. Técnico: Wellington Fajardo

De volta à elite do Campeonato Mineiro, o Villa Nova segue com a parceria junto ao Coimbra, utilizando jogadores do clube de Contagem. O Leão do Bonfim foi vice-campeão do Módulo II de 2021. O seu treinador é Bruno Pivette, de bom trabalho no Tombense no ano passado, e que chegou a comandar o CSA na última Série B.

Destaque: Glaycon. O experiente goleiro foi capitão da equipe na conquista do Módulo II, e conquistou a torcida do Leão. Com 33 anos, ele já havia feito boa passagem no Coimbra e tem larga bagagem no Campeonato Mineiro.

Time-base: Glaycon; Danilo Belão, Gabriel Furtado, Kadu e Lucas Hipólito; Wesley Hudson, Leandro Salino, Renan Mota; Branquinho, Thiago Mosquito e Adriano Amorim. Técnico: Bruno Pivette

Por Filipe Magalhães, Franco Junior, Fred Ribeiro, Gabriel Duarte, Guilherme Macedo, Lucas Adriano Junqueira e Thaís Contarin – GE