fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Divinópolis está com 166.968 eleitores aptos a votação, são 23.564 títulos cancelados

Divinópolis está com 166.968 eleitores aptos a votação, são 23.564 títulos cancelados

Image

Cartório Eleitoral de Divinópolis
Cartório Eleitoral de Divinópolis

Falta pouco mais de um mês para o fechamento do cadastro eleitoral, que acontece em 4 de maio. Eleitores mineiros que estão com o título cancelado tem que solicitar a regularização até essa data para poderem votar nas Eleições 2022. O prazo é o mesmo para quem quer solicitar a 1ª via, transferência do título ou atualização de dados cadastrais.

A reportagem do Sistema MPA entrou em contato nesta sexta-feira (25/03), com Cíntia Greco do cartório eleitoral de Divinópolis, para saber como está a situação  do município em relação a regularização e títulos cancelados.

De acordo com Cíntia Greco, aqueles que estão com títulos cancelados, podem estar cancelados ou por causa de falecimento, ou quem ficou três eleições consecutivas sem votar e sem justificar. Além dos cancelados, tem aqueles que estão com títulos suspensos, ou seja, aqueles que estão respondendo processo criminal. “A pergunta mais feita hoje no cartório, é se a pessoa que está devendo eleição, seja 1 ou 2 eleição, se fica com débito com a Justiça? A resposta é que nesse caso o título não é cancelado. Só é cancelado se ficar sem justificar 3 eleições consecutivas. Mesmo que o eleitor tenha débito com a Justiça eleitoral, muitas pessoas confundem e acham que por estar devendo eleição não podem votar”, explicou.

Em Divinópolis, considerando as duas zonas eleitorais (102 e 103), de 507 seções totais, estão aptos a votar 166.968 pessoas, títulos cancelados ao todo são 23.564, títulos suspensos são 1.691.Veja gráfico:

Cartório Eleitoral de Divinópolis
Cartório Eleitoral de Divinópolis

Quem não solicitar a regularização, além de não poder votar permanece sem quitação eleitoral e fica sujeito as restrições previstas em lei, tais como o impedimento de solicitar documento de identidade ou passaporte, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em instituição oficial de ensino.

Cíntia finalizou dizendo que qualquer dúvida, o eleitor pode agendar atendimento por meio do site do TRE-MG, no link atendimento ao eleitor, ou disk eleitor é 148, 31 21163600.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/regional/em-ano-de-eleicao-mais-de-1-milhao-de-mineiros-ainda-precisam-regularizar-o-titulo-de-eleitor/