fbpx
Pular para o conteúdo

Garotinha recebe noticia de transplante de coração no dia do aniversário

Image
Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

O aniversário de 10 anos da menina Chi Chi Soto com certeza será o mais inesquecível de todos! Diagnosticada com uma síndrome rara, ela recebeu de presente a notícia que o transplante de coração, que tanto esperava há anos, estava para acontecer.

A família recebeu a notícia que a garotinha tinha a síndrome de Noonan ainda no útero. O problema cardíaco é um distúrbio que pode causar danos no coração e impedir o desenvolvimento normal do corpo.

A primeira cirurgia aconteceu logo após Chi Chi nascer. Depois do procedimento, a menina passou três meses em uma UTI neonatal. Depois disso, foram mais quatro cirurgias cardíacas abertas, até que o médico alertou a família quanto ao estágio terminal da doença.

Sem desistir, Katherin Rivera, mãe de Chi Chi, iniciou uma batalha para encontrar um doador compatível. A situação de saúde de Chi Chi foi ainda mais agravada em 2019. Aos sete anos, a garotinha recebeu um desfibrilador cardioversor implantável (CDI) após uma parada cardíaca.

No início de 2021, ela foi colocada em ECMO e levada ao Hospital Infantil Hassenfeld, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Era uma nova parada cardíaca. Em dezembro de 2021, Chi Chi entrou em parada cardíaca em casa e foi salva por Katherin. E foi nesse dia que a vida da garotinha começou a mudar.

Ela foi atendida pelo Dr. Rocky Singh, cardiologista pediátrico e diretor médico do Programa de Transplante e Insuficiência Cardíaca Pediátrica do hospital. “Conseguimos estabilizá-la com medicamentos para apoiar a função cardíaca, mas, a essa altura, era óbvio que ela estava muito doente e a única maneira de viver uma vida longa e saudável era com um transplante de coração”, disse o médico.

Dr. Rocky então não mediu esforços para encontrar um coração para Chi Chi. Só que a condição delicada da menina e o risco da cirurgia eram dois grandes problemas. Mesmo assim, Chi Chi nunca perdeu a esperança que viveria e jamais desanimou. Enquanto estava internada esperando o transplante, a menina fez questão de continuar os estudos por aulas remotas e fez amizade com outras crianças na enfermaria.

E foi no dia 31 de janeiro deste ano que a notícia tão esperada veio, como um super presente de aniversário. Chi Chi tinha um doador e era apenas questão de dias para que pudesse reviver, exatamente no dia do aniversário dela!

A mãe de dois filhos disse que “ainda não consegue acreditar” que tudo se encaixou para dar um coração a Soto. Katherin explicou que, para a família, Chi Chi nasceu novamente e, por isso, a data será ainda mais comemorada.