fbpx
Pular para o conteúdo

Por que alguns arco-íris se formam mesmo sem chuva

Image
Fonte: Wikimedia Commons

Fonte: Wikimedia Commons

Quando o Sol decide aparecer logo depois que uma chuva foi embora, é comum esperarmos um belo arco-íris aparecer pelo céu afinal, essas são as condições meteorológicas clássicas para que esse fenômeno aconteça. Isso ocorre porque as luzes do Sol mudam de velocidade e se dobram ao entrar em contato com as gotas de chuva.

Ao bater na outra parede da gota, o raio solar é refratado para fora dela. Como cada cor tem diferentes ângulos de refração, conseguimos ver no céu o tão célebre arco de cores, o qual chamamos carinhosamente de arco-íris. Mas por que nós conseguimos ver esse tipo de fenômeno até mesmo nos dias em que não há chuva? Vamos entender!

Você pode pensar que não é o caso, mas a formação dos arco-íris espontâneos também é possivelmente formada através da chuva porém, uma que você não consegue ver. Segundo especialistas em meteorologia, é provável que tudo isso faça parte de um tipo de precipitação chamado Virga, também conhecido como “Chuva Fantasma”.

Esses modelos de nuvem são bem comuns em lugares muitos secos e quentes, fazendo que a água da chuva evapore antes de entrar em contato com o chão. No entanto, engana-se quem pensa que a chuva é o único tipo de água capaz de criar um arco-íris no céu.

A luz solar também pode se refletir e refratar em cristais de gelo presos na atmosfera, o que dependerá do ângulo de encontro e da posição do Sol para emitir cores. Em outros casos, esses cristais de gelo podem ser responsáveis pela formação de outro fenômeno, chamado halo, que nada mais é do que um anel de luz que rodeia um corpo celeste.