fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • PCMG e forças de segurança incineram mais de 18 toneladas de drogas

PCMG e forças de segurança incineram mais de 18 toneladas de drogas

Image
INCINERACAO - PCMG -DIA DE COMBATE AO TRAFICO DE DROGAS

INCINERACAO – PCMG -DIA DE COMBATE AO TRAFICO DE DROGAS

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio das demais forças de segurança, incinerou, durante o mês de junho, mais de 18 toneladas de drogas apreendidas em todo o estado. A ação foi reforçada nessa sexta-feira (25/6), data instituída pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) como o Dia D de Incineração de Drogas. A destruição dos entorpecentes acontece até a próxima terça-feira (29), em diferentes regiões de Minas.

O Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc) e todos os 19 Departamentos de Polícia Civil territoriais e atuaram nas ações, organizadas com supervisão de representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e das respectivas equipes de Vigilância Sanitária municipais. Dentre os narcóticos, foram eliminadas grandes quantidades de maconha, cocaína, crack e substâncias sintéticas.

 

O coordenador de operações da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária (SIPJ), delegado Álvaro Homero Huertas dos Santos, enfatiza a relevância da ação coordenada. “A incineração é um processo de suma importância em todo o desenrolar da atividade policial, tendo em vista que é o último estágio, que finaliza toda a investigação contra os crimes relacionados às drogas”, pontua.

 

Ainda conforme explica o delegado, as droga apreendidas pelas forças policiais passam por um procedimento amplo de investigação e processo penal e, ao final, após autorização judicial, é destruída, deixando de vez o mercado consumidor ilegal. “É o último ato da engrenagem estatal de combate ao tráfico de drogas. É o desfecho de toda a ação procedimental das atividades policiais, configurando um marco muito importante dentro da operação”, salienta Álvaro.

 

O chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, ressalta: “É momento para a PCMG comemorar a retirada de seis toneladas de drogas que serviriam ao consumo e abuso, além da incineração de 18 toneladas. O resultado positivo da operação Narco Brasil representa mais um adequado enfrentamento às drogas ilícitas e, nesta data tão importante, registro os meus parabéns aos chefes de departamento e demais policiais civis que participaram ativamente dessa operação, com garra, disposição e profissionalismo. Em nome da nossa instituição, agradeço ao apoio da Sejusp, das demais forças de segurança, do Poder Judiciário, do Ministério Público e do Ministério da Justiça”.