fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Direto da AMIRT
  • Primeiro caso em Minas: paciente com variante indiana é confirmado em Juiz de Fora

Primeiro caso em Minas: paciente com variante indiana é confirmado em Juiz de Fora

Image

A variante indiana é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma preocupação global

A Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora, na Zona da Mata, confirmou, na noite dessa quinta-feira (27), que o paciente que estava sendo acompanhado testou positivo para variante indiana. O homem esteve na Índia e segue internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia. Este é o primeiro caso da doença em Minas Gerais.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica monitorou o paciente desde a chegada a cidade. O homem não teve a identidade revelada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o resultado foi notificado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS). A Fundação Ezequiel Dias (Funed) foi a responsável por realizar o exame.

O homem esteve na Índia a trabalho. Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ele chegou em Guarulhos (SP) no dia 18 de maio e seguiu para Juiz de Fora em um veículo fretado pela empresa que trabalha. O órgão explicou que o paciente fez teste para diagnóstico da doença, que deu negativo, e apresentou Declaração de Saúde, informando que não teve nenhum sintoma e foi orientado a permanecer em quarentena.

Já no dia 20 de maio, o homem passou por um novo teste, que deu positivo para Covid-19. No dia 21, ele foi internado e, na noite dessa quinta, o diagnóstico para variante indiana foi confirmado.

Outros casos

Na última quarta-feira (26), um passageiro vindo da Índia para São Paulo (SP) foi diagnosticado com a variante. Em Campos dos Goytacazes, no Norte do Rio de Janeiro, outro paciente que chegou do país está sendo acompanhado.

No Brasil, os primeiros casos foram confirmados pelo Instituto Evandro Chagas no litoral do Maranhão. Até o momento, seis pacientes foram infectados. Eles vieram a bordo de um navio cargueiro que chegou da África.

A variante indiana é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um tipo “digno de preocupação global”.

The post Primeiro caso em Minas: paciente com variante indiana é confirmado em Juiz de Fora first appeared on Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT