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Você conhece o avião que decola com 5 metros de pista?

O Draco foi criado por Mike Patey com o objetivo de ser um super avião. A turbina que Mike tinha em mente era um Pratt & Whitney PT6A-28 de 680 cv, um motor encontrado em dezenas de aviões turboélices modernos. O PT6 literalmente faria o Wilga saltar e ter um desempenho ainda melhor em altas altitudes. A troca do motor foi complementada pela adição de uma hélice MT de quatro polegadas de 102 polegadas para aproveitar a potência do PT6. Isso foi apenas o começo de uma longa lista de modificações, desde asas redesenhadas e mais longas (mais de 12 polegadas de extensão, mais 11 polegadas de acordes), elevadores e leme até tanques de combustível de asas maiores e tanques de trem de pouso especiais. Patey atualizou os freios e acrescentou pneus de engrenagens principais de 35 polegadas. Ele optou por um novo cockpit digital com piloto automático, visão noturna infravermelha e uma câmera de segurança, fiação totalmente nova, aquecimento e sistemas elétricos, e faróis de aterrissagem HID de um avião comercial 737.

As mudanças foram tão extensas que a FAA teve que aprovar a conversão como uma aeronave de exibição experimental. Não mais considerado um Wilga 2000, Mike o apelidou de “DRACO”, uma palavra derivada do latim que significa dragão ou serpente. O que quer que você chame, o resultado é surpreendente. Para comparação, pegue o popular avião Carbon Cub STOL. Um pequeno carro de dois lugares com 464 kg vazio, ele pode decolar ao nível do mar em apenas 50 metros, aterrissar em 140 pés e parar a 36 km / h. O DRACO tem o dobro de seu tamanho – um de quatro lugares, com 2.500 libras (1.360kg), que pode decolar em 97 pés, aterrissar em 110 pés e parar a cerca de 36 mph. Veja o resultado:

 
 
 
 
 
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Positive climb? ??? . . . . #avgeek #aviation #aviator #takeoff

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