fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Tv Candidés
  • Ex-gestor da UPA afirma: chega de terceirização a Secretaria de Saúde precisa assumir a administração da urgência

Ex-gestor da UPA afirma: chega de terceirização a Secretaria de Saúde precisa assumir a administração da urgência

Image
Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis começou a realizar as transferências das crianças que estavam na UPA aguardando vagas. Na manhã desta segunda-feira (29), a Prefeitura anunciou medidas de emergência. O Município aceitou a proposta do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) em ampliar 14 leitos infantis (12 de enfermaria e dois de CTI).

O prazo de contratualização de leitos terá duração de 60 dias, podendo ser prorrogado. A regulação será feita pela Prefeitura e não pelo estado. A superlotação da UPA é sempre o ponto mais alto da crise na saúde em Divinópolis. O ex-gestor da unidade Jose Geraldo Pereira comentou hoje em entrevista a situação atual.

Jose Geraldo foi gestor da unidade quando o município tinha um convênio com a Santa Casa de Formiga. Ele assumiu a unidade em uma das piores crises da urgência e emergência. Além de sanar as dividas, na época ele formalizou parcerias com o SAMU e a SEMUSA para realização de uma gestão compartilhada.

Durante entrevista ele citou que a mudança de gestão não soluciona o problema. O caminho é a terceirização parcial com a Secretaria de Saúde assumindo a responsabilidade de gestão. Outra sugestão apresentada é formação do comitê gestor permanente. Geraldo parabenizou o grupo de crise, mas enfatizou que esse modelo não pode acontecer só durante as crises. Por fim o ex-gestor cobrou a necessidade de termino do hospital. A unidade é importante para saúde regional.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x