fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Número de usuários de álcool e drogas triplica em Divinópolis após pandemia

Número de usuários de álcool e drogas triplica em Divinópolis após pandemia

Image

Um aumento no consumo de álcool e drogas foi registrado em Divinópolis após o período da pandemia. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou mais de 17 mil atendimentos só nos primeiros quatro meses do ano. .

A Casa Dia, que opera há 22 anos auxiliando pessoas na recuperação do uso de álcool e drogas, atualmente, abriga cerca de 30 usuários que recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participarem de atividades diárias, como a manutenção de uma horta. O aumento no consumo de drogas pós-pandemia não é um aspecto exclusivo de Divinópolis. A nível global, um relatório da ONU apontou um aumento de 26% no consumo de drogas ilícitas, enquanto no Sistema Único de Saúde (SUS), o aumento foi de 54%.

Elbert, diretor da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), destacou a necessidade de adaptação diante dessa nova realidade. Uma das soluções foi a descentralização dos serviços, para que mais pessoas possam ser atendidas. Diversos fatores podem estar contribuindo para esse aumento, incluindo o impacto psicológico da pandemia, com depressão e ansiedade entre as principais causas. A Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel fundamental na abordagem desses pacientes, servindo como porta de entrada para os cuidados necessários.