fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Jornal Candidés
  • Outubro Rosa: Autocuidado é ferramenta importante na prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa: Autocuidado é ferramenta importante na prevenção do câncer de mama

Image
A campanha do Outubro Rosa intensifica informações para aumentar a prevenção. Na Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom) as atividades acontecem durante todo o mês. FOTO: Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia

Na campanha do Outubro Rosa, o autocuidado é uma das palavras mais importantes na prevenção do câncer de mama. A doença mata cerca de 50 mulheres por dia no Brasil. Mas, se descoberta com antecedência, tem cura.

A Beatriz tem 48 anos e há quatro descobriu um nódulo no seio direito. Foram três cirurgias desde então. Uma delas para a retirada total da mama.

Depois da cirurgia, Beatriz passou por 16 sessões de radioterapia. Já o tratamento com remédios terminaria neste ano, no entanto, em exames de rotina foi constatado o mesmo câncer. Dessa vez foi necessária a quimioterapia.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que 8.250 mulheres possam ter a doença em Minas Gerais por ano. Em todo o país, o número sobe para 66.280 novos casos. O recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia é que a mamografia seja realizada anualmente em mulheres a partir dos 40 anos. Antes disso, o autoexame é fundamental.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama matou, em média, quase 50 pessoas por dia, no Brasil, em 2021. É a modalidade de doença que mais vitima mulheres.  A campanha do Outubro Rosa intensifica informações para aumentar a prevenção. Na Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom) as atividades acontecem durante todo o mês.

Caso perceba caroço na mama, nódulos nas axilas, pele avermelhada e secreções a mulher deve procurar um mastologista. Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores, além do genético, estão relacionados ao desenvolvimento da doença.

A prevenção reduz as chances do câncer de mama se manifestar, o diagnóstico precoce, também facilita o tratamento. Fé e esperança também são grandes aliados nessa luta.